Como trocar a fiação de uma casa antiga

Escrito por andrew copley | Traduzido por peterson silva
Como trocar a fiação de uma casa antiga
Essa lâmpada nova pode precisar de uma nova fiação para funcionar (ceiling light view3 image by askthegeek from Fotolia.com)

Muitas vezes chega uma hora que você precisa trocar a fiação de uma casa velha. A tarefa pode parecer assustadora, mas na verdade é relativamente simples. Trocar a sua caixa de fusíveis geralmente implica colocar novos fios para que tudo se conforme aos padrões elétricos da sua região.

Você precisa saber se está usando fusíveis de 15 ou 20 ampères para comprar o tipo certo de fio. Dois tamanhos comuns de fio são o 14/2, usado para circuitos de 15 ampères, e o 12/2, que é usado para circuitos de 20 ampères. Use os fios certos para o circuito.

Instruções

  1. 1

    Desenhe um diagrama básico das salas que terão os fios trocados. Marque os interruptores para cada lâmpada. O fio vem da caixa de fusíveis para o interruptor na parede, e do interruptor ele vai para a(s) lâmpada(s).

    Meça a distância da lâmpada até o interruptor ao longo do teto e das paredes. Meça do interruptor à caixa de fusíveis, da mesma forma. Repita o passo para todas as lâmpadas que terão a fiação trocada.

  2. 2

    Some todas as medidas para obter o comprimento total de fios de que você vai precisar. Se algumas lâmpadas estão conectadas a fusíveis de 15 ampères e outras aos de 20 ampères, meça separadamente para cada tipo. Adicione 6 metros extras de fio para diferenças imprevistas.

  3. 3

    Na caixa de fusíveis, desligue a energia da casa.

  4. 4

    Retire a lâmpada do encaixe. Tire os parafusos que prendem a luminária ao teto com a chave de fenda. Puxe com cuidado a luminária e deixe-a pendurada pelos fios conectados a ela.

  5. 5

    Deixe os parafusos que seguram os três fios à luminária mais soltos. Marque onde cada fio estava conectado na luminária, de acordo com a cor dele. Depois de desconectar os fios, guarde a luminária em um lugar seguro.

  6. 6

    Desparafuse o interruptor da parede. Puxe a parte interna dele para fora da caixa sem puxar demais os fios ou quebrá-los. Haverá dois conjuntos de fio conectados ao interruptor. Peça ao seu ajudante para puxar um dos dois. Ao mesmo tempo, verifique se o fio no teto se mexe. Se ele não se mexer, então é o outro conjunto de fios que leva até a luminária. Peça ao seu ajudante para lembrar você de qual conjunto é.

  7. 7

    Usando a faca, corte cuidadosamente cerca de 15 centímetros da capa exterior de seu novo conjunto de fios. Deixe os três fios bem separados. Corte aproximadamente 2 centímetros da capa dos fios preto e branco com o descascador. Enrole o seu novo fio preto ao antigo fio preto no teto. Conecte os outros dois novos fios aos antigos no teto da mesma forma. Enrole os três fios com fita isolante.

  8. 8

    Peça ao seu ajudante para puxar cuidadosamente os fios na caixa do interruptor enquanto você direciona o novo fio para dentro do teto. Enquanto o ajudante puxa a fiação antiga, a nova entra no sistema até chegar à caixa do interruptor.

  9. 9

    Retire a fita isolante dos fios quando eles tiverem sido puxados completamente. Separe o fio velho do novo. Deve haver apenas alguns centímetros de fio novo saindo da caixa do interruptor na parede. Corte o fio na outra ponta para deixar aproximadamente 13 centímetros pendurados pela abertura no teto.

  10. 10

    Leve o seu rolo de fio novo até a caixa de fusíveis e localize o fusível para a fiação que você está trocando. Marque a posição de cada fio na caixa de fusíveis.

  11. 11

    Solte os parafusos. Retire os três fios da caixa de fusíveis. Prepare os novos fios e os conecte-os aos fios antigos na caixa, da mesma forma como descrito no Passo 7.

  12. 12

    Peça ao seu ajudante para puxar com cuidado os fios da caixa do interruptor enquanto você direciona a nova fiação por dentro da parede. Quando os novos fios forem puxados para fora da caixa do interruptor, remova a fita isolante e separe os fios.

  13. 13

    Na caixa do interruptor, enrole os dois fios pretos dos conjuntos novos. Faça o mesmo com as outras cores de fios. Deixe os parafusos nas conexões do interruptor mais soltos, retire os fios antigos e encaixe os novos, apertando os parafusos depois. Empurre os fios para dentro da parede quando você posicionar o interruptor de volta. Parafuse o interruptor à parede.

  14. 14

    Prenda os fios aos conectores na luminária, de acordo com as posições que você marcou quando os desconectou. Empurre-os para o teto quando você posicionar a luminária de volta no lugar e a parafusar. Recoloque a lâmpada.

  15. 15

    Prepare os fios na caixa de fusíveis como descrito no Passo 7. Conecte os três fios ao fusível de acordo com as posições marcadas anteriormente. Religue a energia da casa na caixa de fusíveis e ligue a lâmpada.

  16. 16

    Repita o processo para todas as fiações que você queira trocar. Se há duas ou mais lâmpadas conectadas ao interruptor, comece pela mais distante e troque os fios até a mais próxima. Percorra o caminho da lâmpada mais distante até a caixa de fusíveis uma parte de cada vez.

Dicas & Advertências

  • Comece de manhã cedo, quando há bastante luz natural disponível.
  • Trabalhe em uma parte da fiação de cada vez e faça testes antes de passar para o próximo fusível.
  • Não force interruptores e lâmpadas a uma determinada posição, já que isso pode quebrar os fios.
  • Se um fio não é longo o bastante para chegar até a outra ponta, não emende fios. Isso pode causar um incêndio dentro da parede.

O que você precisa?

  • Ajudante
  • Fios elétricos
  • Fita métrica
  • Chave de fenda
  • Alicate
  • Descascador de fios
  • Faca
  • Fita isolante

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível