Como trocar a junta do cabeçote de uma motocicleta Honda 150 Benly

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como trocar a junta do cabeçote de uma motocicleta Honda 150 Benly
Pequenas motocicletas vintage, como as Benly, funcionam melhor em grandes áreas urbanas (Kim Carson/Digital Vision/Getty Images)

A motocicleta Honda 150 Benly de 150cc, fabricada entre 1959 e 1962, incorpora uma instalação de motor diferenciada que dificulta a troca das juntas do cilindro. O cilindro é preso no motor e na estrutura da moto por uma porca de fixação. Essa conexão dupla necessita de passos extras quando for afrouxar a montagem do motor, para que só assim o mecânico consiga acessar o cilindro. O trabalho pode ser feito com ferramentas automotivas básicas, mas necessita de uma sequência especifica de passos para liberar o cilindro.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chaves de boca ajustáveis
  • Chaves e soquetes

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Utilize uma chave de boca ajustável e uma chave soquete para afrouxar as porcas que seguram os coletores de escapamento duplo e canos no cilindro e no corpo da motocicleta via suportes. Coloque os coletores de lado.

  2. 2

    Utilize uma chave de boca ajustável para abrir o lado esquerdo do painel do motor, expondo a conexão pinhão da corrente da motocicleta. Use a mesma ferramenta para desconectar e remover a montagem do carburador no outro lado, conectado no cilindro do motor.

  3. 3

    Utilize a chave soquete para afrouxar e remover o pinhão dianteiro, conectado na corrente da moto. Afrouxe e remova a corrente do motor. Retire a tampa de ignição das velas e tire-a do caminho.

  4. 4

    Use a chave soquete para desconectar a porca do cilindro superior, enquanto segura o parafuso do outro lado com a chave soquete. Puxe o parafuso para fora do soquete -- agora o topo do cilindro está livre da estrutura. Coloque um bloco de madeira embaixo do bloco do motor para que ele não caia no próximo passo do trabalho.

  5. 5

    Use a chave soquete e a chave de boca ajustável para afrouxar e desconectar o parafuso traseiro do bloco do motor da estrutura da moto. Retire o parafuso da estrutura. Mexa e solte cuidadosamente o motor para fora do bloco, retirando-o da estrutura. Utilize a chave soquete para afrouxar a trava do parafuso superior na cabeça do cilindro.

  6. 6

    Retire cuidadosamente o parafuso superior. Faça o mesmo com a parte central do cilindro, permitindo que os pistões deslizem através do fundo, se necessário. Em seguida, remova a parte da base do cilindro, novamente deixando os pistões deslizarem para fora. Limpe a área da base do motor e os parafusos, preparando-os para as novas juntas. Recoloque os anéis do pistão, se necessário.

  7. 7

    Coloque a nova junta diretamente nos parafusos do cilindro e empurre-a para baixo de modo que ela fique plana e pressionada contra a caixa do motor onde o cilindro vai repousar. Aplique graxa nos segmentos internos da base do cilindro com um novo óleo para motor. Pegue o segmento da base do cilindro e coloque-o de volta nos parafusos. Deslize-o suavemente para baixo, apertando os anéis do pistão para encaixá-los dentro do cilindro.

  8. 8

    Reinstale a parte central do cilindro. Em seguida, coloque a junta do cilindro superior, após colocar corretamente a parte central do cilindro. Coloque a cabeça final do cilindro no topo da pilha de peças com a junta superior por baixo. Prenda as novas porcas e arruelas no tipo dos parafusos do cilindro. Aperte bem toda a montagem, em todos os quatro parafusos. Refaça os passos 1 até o 5 ao contrário para reinstalar o motor na motocicleta.

Dicas & Advertências

  • Peça ajuda de um amigo para desconectar o motor da estrutura da moto. Isso vai evitar uma queda acidental.
  • Certifique-se de utilizar as juntas do cilindro do tamanho correto quando for substituir as antigas de sua Benly 150. Tentar misturar juntas de cabeçote de motocicletas não funciona e pode causar um vazamento de ar no compartimento do cilindro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível