Mais
×

Como trocar as lâminas da plaina Mikita

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Mikita fabrica plainas elétricas de madeira portáteis. A plaina tem três lâminas de corte montadas individualmente. Após certo tempo, estas lâminas se desgastam, fazendo-se necessária a substituição. Se você plainar um pedaço de madeira com um prego embutido nele, danificará as lâminas instantaneamente. Se isso ocorrer, poderá substitui-las por novas. O fato de as lâminas serem pequenas e a plaina não ter muita flexibilidade no ajuste destas peças torna necessário o uso de peças novas ao invés de afiar as antigas.

Instruções

Aprenda a trocar as lâminas de sua plaina (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Retire o cabo de força e vire a plaina portátil de cabeça para baixo. Isto lhe dará acesso aos parafusos.

  2. Remova os três parafusos de instalação do tambor no fundo da plaina com a chave inglesa fornecida pelo fabricante. Puxe a tampa do tambor e as lâminas para fora da plaina.

  3. Remova os parafusos do conjunto utilizando uma chave de fenda, remova a placa de ajuste, a placa central e depois remova as lâminas. Tome cuidado, pois as lâminas são afiadas.

  4. Coloque a nova lâmina dentro da placa de calibre, com sua borda posterior apoiada sobre a parte interna da placa.

  5. Coloque a placa central e a placa de ajuste sobre a lâmina e posicione os parafusos de volta no lugar.

  6. Pressione a parte posterior da lâmina contra a parte interna da placa de calibre e aperte os parafusos. É importante que a lâmina esteja apoiada contra a placa de calibre. Isso estabelece a profundidade da lâmina.

  7. Coloque o conjunto de volta na plaina, coloque a tampa e feche tudo usando os três parafusos externos e a chave inglesa fornecida.

  8. Repita os passos para os conjuntos das outras duas lâminas.

O que você precisa

  • Chave inglesa (fornecida com a plaina)
  • Chave de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article