Mais
×

Como trocar uma lâmpada fluorescente tubular

Atualizado em 19 julho, 2017

Apesar de existirem algumas razões para uma lâmpada fluorescente tubular tremular ou não funcionar, a forma mais fácil de perceber se ela precisa ser trocada é examinar as extremidades do tubo. Uma extremidade de coloração acinzentada ou preta será uma indicação clara de que a lâmpada precisa ser substituída.

Instruções

A melhor forma de perceber se uma lâmpada fluorescente tubular precisa ser trocada é removendo-a do local (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Desconecte a luminária da lâmpada fluorescente da tomada.

  2. Segure próximo ao centro do tubo fluorescente com as duas mãos e gire a lâmpada 45º na luminária.

  3. Observe dentro de uma das extremidades terminais para alinhar os dois elementos bifurcados do tubo com a extremidade da luminária. Alinhar as bifurcação verticalmente possibilitará a remoção do tubo para baixo. Retire a lâmpada e coloque-a, cuidadosamente, fora do caminho, em um lugar onde ela não caia ou role de uma bancada e quebre.

  4. Alinhe os dois elementos bifurcados da lâmpada nova verticalmente com a luminária e empurre-a para cima até alcançar o topo dela.

  5. Gire a lâmpada 90º, garantindo que os dois elementos bifurcados fiquem inseridos corretamente na luminária.

  6. Conecte a luminária na tomada novamente e ligue-a

  7. Descarte os tubos de lâmpadas fluorescentes gastas de acordo com a legislação local.

Dicas

  • Algumas unidades mais antigas, com lâmpadas de 1,2 m e 2,4 m, poderão ter luminárias com botões de pressão para a inserção dos tubos. Isso requer apenas que a lâmpada seja empurrada pelo centro em uma direção para liberar um elemento e, em seguida, removê-la da luminária. Instale-a novamente invertendo o procedimento.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article