on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como trocar a lingueta de uma porta que não se mantém fechada

Atualizado em 18 maio, 2018

O conjunto da fechadura de uma porta inclui uma maçaneta interior e uma exterior, a fechadura que fica no interior da porta e a lingueta que fica na extremidade da porta. A lingueta se move para frente e para trás, de acordo com o movimento da maçaneta. Quando a porta se fecha, a lingueta entra no suporte e a porta se mantém nessa posição até que a maçaneta seja girada para abrir a porta. As maçanetas se desgastam com o tempo e param de comandar a lingueta com eficiência. Trocar toda a maçaneta solucionará o problema.

Instruções

O funcionamento adequado da lingueta garante que a porta se fechará e se manterá fechada (doorknob image by tofuwarrior from Fotolia.com)

    Removendo a maçaneta

  1. Abra a porta e fique próximo a maçaneta.

    Loading...
  2. Encaixe uma pequena chave Phillips em um dos dois parafusos dentro da maçaneta. Gire os parafusos no sentido anti-horário para afrouxá-los. Remova o parafuso puxando-o. Repita o processo para o segundo parafuso.

  3. Puxe as maçanetas dos dois lados da porta para retirá-las.

  4. Remova os dois parafusos na placa interior girando-os no sentido anti-horário. Esses são os parafusos mais compridos da fechadura, eles mantém o mecanismo interno conectado.

  5. Encaixe a chave Phillips nos parafusos da parte superior e da parte inferior da placa da lingueta da extremidade da porta. Gire no sentido anti-horário para afrouxá-los. Puxe-os para removê-los.

  6. Segure a lingueta com uma das mãos e puxe-a para removê-la da porta.

    Substituindo a maçaneta

  1. Encaixe uma nova lingueta no buraco na extremidade da porta.

  2. Apoie-se na abertura da porta que está virada para a lingueta. Encaixe a porção superior e inferior da fechadura no lugar. As duas peças devem se encaixar em volta da lingueta.

  3. Coloque as maçanetas nas laterais da porta. Elas irão se encaixar através do furo na porta, com metade de cada haste saindo para o outro lado.

  4. Encaixe a chave de fenda nos dois parafusos dentro da maçaneta e aperte-os, girando no sentido horário.

  5. Encaixe a placa da lingueta sobre ela, e aperte os parafusos girando-os no sentido horário.

  6. Feche a porta. Teste a lingueta para ter certeza de que ela se encaixa no suporte do batente e se mantém fechada.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que a maçaneta da parte de dentro possui os parafusos. Se a maçaneta com os parafusos estiverem do lado de fora, outra pessoa pode removê-los e ter acesso à casa.
  • Sempre instale uma maçaneta e fechadura nova usando os materiais do conjunto. Isso garante o bom funcionamento da fechadura e a utilização de parafusos específicos para a maçaneta.

Aviso

  • Não aperte muito os parafusos da maçaneta. Isso pode fazer com que o mecanismo fique apertado e não funcione adequadamente.

O que você precisa

  • Chave Phillips pequena

Referências

Loading ...
Loading ...