Como trocar o óleo de uma Yamaha WR250

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por thiago andre scarani
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Como trocar o óleo de uma Yamaha WR250
Previna que o óleo seja contaminado limpando sua WR250 antes da troca de óleo (motor image by Pablo Armelles from Fotolia.com)

A manutenção da Yamaha WR250 requer trocas regulares de óleo e filtro de óleo para garantir que as peças internas de seu motor aguentem o ambiente severo das ruas, das pistas e das trilhas. Normalmente, a Yamaha recomenda que o óleo seja trocado a cada 960 km, mas você deve trocar o óleo com mais frequência se usá-la em uma competição ou por longos períodos de uso severo. A troca do óleo e do filtro da WR250 é um procedimento relativamente rápido, mas requer alguma preparação para evitar que entre poeira e detritos no motor. Espere gastar pelo menos uma hora nesse processo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Conjunto de chave soquete
  • Spray limpador de freios
  • Toalhas limpas
  • Recipiente
  • Chave Allen 4 mm
  • Anel de borracha da tampa do filtro de óleo
  • Filtro de óleo
  • Funil
  • 1,9 litro de óleo 10W40

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare a moto para a troca de óleo. Remova os protetores do cárter e do motor que ficam em baixo do motor, usando chaves soquete de 10 mm e 8 mm para soltar os parafusos do protetor do cárter. Abaixe o protetor do cárter e puxe-o para fora da moto. Use o spray limpador de freios para limpar a área ao redor do filtro de óleo, de sua tampa e dos bujões de dreno do óleo no cárter e no lado inferior esquerdo do motor. Limpe usando uma toalha para remover o que ainda restar de sujeira.

  2. 2

    Ligue a moto para aquecer seu óleo. Deixe o motor rodar em marcha lenta por pelo menos três minutos e então desligue a ignição.

  3. 3

    Solte a tampa de enchimento do óleo do cárter. Remova o bujão de dreno do tanque do óleo com uma chave soquete de 12 mm. Deixe o óleo drenar todo em um recipiente. Limpe a tampa do bujão com uma toalha e recoloque-o no tanque com a mesma chave soquete. Recoloque a tampa de enchimento do óleo.

  4. 4

    Solte a tampa de enchimento do óleo do lado esquerdo do motor. Coloque seu recipiente abaixo do bujão de dreno do lado inferior esquerdo do motor, que fica logo abaixo da alavanca de marcha. Use a soquete de 12 mm para remover o bujão de dreno e deixe o óleo drenar para o recipiente. Limpe o bujão com uma toalha e recoloque-o no tanque com a mesma soquete.

  5. 5

    Coloque o recipiente em baixo da tampa do filtro de óleo, do lado direito do motor. Solte o parafuso da tampa do óleo com uma chave Allen de 4 mm. Segure a moto em posição vertical para garantir que todo o óleo drene para o recipiente. Remova os parafusos restantes com a mesma chave e tire a tampa do filtro.

  6. 6

    Verifique o estado dos anéis de borracha da tampa do filtro de óleo. Se estiverem rasgados, substituia por novos. Besunte os anéis novos com óleo 10W40 novo. Tire o filtro de óleo e a mola que o prende no motor. Limpe a mola com o limpador de freios, seque com uma toalha e coloque-a sobre o filtro de óleo novo. Coloque a tampa do filtro de óleo sobre o motor e, usando a chave Allen de 4 mm, recoloque e aperte os parafusos da tampa.

  7. 7

    Coloque um funil no tubo de enchimento de óleo de motor e coloque até 1,4 l de óleo novo 10W40 no motor. Tire o funil e limpe quaisquer vazamentos com uma toalha. Recoloque a tampa de enchimento do óleo no tubo.

  8. 8

    Limpe qualquer óleo que tiver espirrado usando o limpador de freio e toalhas. Ligue a moto e deixe-a esquentar por três minutos. Desligue o motor e verifique o óleo usando o medidor que fica na tampa do tubo de enchimento do óleo. Adicione óleo conforme for necessário até que chegue na marca "FULL" do medidor.

Dicas & Advertências

  • O óleo contaminado pode causar desgaste prematuro e falhas no motor. Limpe a área ao redor das tampas de enchimento de óleo e do filtro de óleo para impedir que poeira e detritos entrem no óleo.

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