Mais
×

Como trocar as plaquetas de um óculos

Atualizado em 19 julho, 2017

As armações de óculos são feitas com materiais muito resistentes, mas as ferragens, tais como a do suporte do nariz, são feitas de plástico macio. A ponte do nariz ou as plaquetas muitas vezes são os primeiros acessórios que quebram, tornando os óculos desconfortável de usar. Um optometrista pode reparar ou substituir o suporte, mas o custo pode ser elevado. Use algumas técnicas básicas de reparos para consertar a ponte de um par de óculos.

Instruções

As plaquetas da ponte do óculos se desgastam ao longo do tempo (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Prepare sua área de trabalho. Coloque a bandeja em uma mesa. A bandeja de servir tem uma borda elevada em torno da superfície que irá impedir que os parafusos dos óculos caiam para fora da mesa. Estenda um pano de algodão branco limpo sobre ela. Coloque os óculos sobre o pano e deixe as ferramentas necessárias ao seu alcance.

  2. Retire as plaquetas. A maioria dos óculos mantém as plaquetas no lugar com um parafuso de fixação. O parafuso está localizado ao lado da montagem da plaqueta. Use uma chave de fenda pequena de joalheiro para soltá-los. Gire o parafuso no sentido anti-horário até que a plaqueta possa ser removida e retire-a. Não remova os parafusos, pois eles são difíceis de rosquear depois que eles estão fora do aro.

  3. Inspecione as plaquetas para ver se tem algum dano. As armações são feitas normalmente de metal flexível para que possa ser ajustado de acordo com o nariz do usuário. Com o tempo, elas ficam fora de alinhamento e sustentam a fadiga de metal. Procure por linhas de tensão do metal na junta soldada entre a base da armação e a haste do óculos.

    Limpe a armação, pois com o tempo ela acumula detritos oleosos provocados pela transpiração (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  4. Reposicione as plaquetas. Quanto mais tempo os óculos forem usados, mais as plaquetas vão se desalinhar. Segure o eixo da armação com o alicate e dobre-a até que ela corresponda ao alinhamento da armação oposta.

  5. Limpe a armação. A transpiração do usuário provoca o acúmulo de detritos oleosos ao longo do tempo, e acaba se acumulando nas plaquetas de borracha, quebrando-as e descolorindo quimicamente. Misture quatro colheres de sopa de detergente líquido em 473.18 ml de água quente. Mergulhe um cotonete na mistura. Limpe a armação esfregando a ponta do cotonete em toda a superfície.

  6. Substitua as plaquetas. A maioria dos kits de reparo de óculos vêm com plaquetas de substituição. Pegue a base quadrada dela e coloque no orifício de montagem próprio. Aperte o parafuso com chave de fenda de joalheiro até que a plaqueta fique firmemente no lugar.

O que você precisa

  • Bandeja para servir
  • Panos de algodão
  • Chaves de fenda de joalheiro
  • Alicate de ponta fina
  • Cotonetes de algodão
  • Detergente
  • Plaquetas de óculos
  • Cola epóxi
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article