O que fazer se você colocar óleo demais no motor do carro

O que fazer se colocar óleo demais no motor do carro

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Mesmo se você já tiver trocado o óleo do motor de seu carro inúmeras vezes, há sempre a possibilidade de acidentalmente colocar demais. Se isso acontecer, poderá provocar sérios danos ao motor e até mesmo comprometer seu funcionamento. Para corrigir isso, deve-se primeiro verificar se de fato há excesso de óleo e, depois, drená-lo.

Os riscos

Embora possa não parecer um grande problema, colocar óleo demais no motor pode causar um mau funcionamento sério e, potencialmente, custar-lhe milhares de reais. Quando muito óleo de motor enche o virabrequim de um veículo, o óleo fica aerado e espumado. Isso ocorre por causa da rotação de alta velocidade da cambota. O óleo espumoso não pode lubrificar bem o carro e, em muitos casos, faz o fluxo de lubrificante cessar completamente, superaquecendo o óleo e causando alterações na sua pressão. Consequentemente, o motor não é lubrificado e pode acabar falhando.

Como checar o óleo do motor

Se você tiver trocado o óleo recentemente e notar uma espessa fumaça branca vindo do escape do carro quando estiver dirigindo, talvez tenha colocado óleo demais. Para ter certeza, dirija seu carro durante cerca de cinco ou dez minutos até que o motor aqueça. Isso garante que você tenha uma boa leitura do sensor de óleo do motor. Com o carro estacionado em uma superfície plana, abra o capô e encontre o sensor. Use o manual do veículo se tiver dificuldade em encontrar. Retire o sensor e limpe o excesso de óleo com um pano. Insira-o novamente e espere alguns segundos antes de removê-lo outra vez. Observe a linha marcada no sensor. Se o óleo atingir um nível acima da linha, há óleo em excesso no motor.

Como drenar o excesso de óleo

Se seu carro tiver muito óleo no motor, você deve drená-lo. Com uma chave inglesa de 3/8 polegadas e um recipiente de plástico em mãos, fique debaixo do carro e localize a válvula de óleo, onde há um parafuso relativamente grande na parte inferior do depósito de óleo. Consulte o manual do veículo em caso de dúvidas. Coloque o recipiente de plástico abaixo da válvula. Com a chave inglesa, solte a válvula até que ela comece a derramar o óleo. Continue com o processo conforme julgar necessário para drenar todo o excesso. Porém, tome cuidado para não afrouxar demais a válvula, pois isso resultará em um vazamento. Continue a verificar o nível do óleo com o sensor até que ele atinja a marca indicada.

eHow Brasil
×