Como trocar o retentor traseiro de uma Blazer 4.3

Escrito por robert bayly | Traduzido por vinícius albuquerque
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O motor 4.3 V6 da General Motors começou a ser produzido em 1985 e é baseado no motor Chevrolet V8 de 5.7 litros. Ele foi utilizado nas Chevrolet Blazers de 1988 até 1995. Esse motor utiliza um retentor traseiro de virabrequim encaixado em um compartimento na parte de trás do bloco do motor. Um retentor ruim deixará o óleo de motor vazar entre o motor e a transmissão.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Macaco
  • Cavaletes
  • Jogo de roquete e soquete
  • Cárter de drenagem
  • Solução para limpeza
  • Pedaços de pano para limpeza
  • Chave de fenda
  • 2 blocos de madeira
  • Martelo

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Instruções

  1. 1

    Estacione a Blazer em uma superfície plana asfaltada e puxe o freio de mão. Levante a frente do veículo com um macaco e apoie-o com os cavaletes.

  2. 2

    Coloque um roquete e soquete no parafuso largo, no centro da polia da cambota. Gire-o em sentido horário, até que o entalhe alinhador da polia esteja apontando diretamente para baixo. A cambota deve estar nessa posição para remover o cárter de óleo.

  3. 3

    Remova a transmissão do automóvel. Há vários tipos diferentes de transmissão para esse modelo. O processo será diferente, dependendo do tipo de transmissão que você tiver.

  4. 4

    Coloque um cárter de drenagem abaixo do bujão de escoamento, no cárter de óleo. Remova o bujão com um roquete e soquete. Faça o óleo de motor escoar no cárter de drenagem.

  5. 5

    Use o roquete para remover os parafusos do cárter. Alguns motores têm rebites e porcas. Remova as porcas. Retire o cárter do motor. Note que o cárter de óleo tem tiras de reforço ao longo da lateral. Remova as tiras. Limpe-as e também o interior do cárter de óleo, onde elas se encaixam, com um pedaço de pano embebido em solução para limpeza.

  6. 6

    Use o roquete para remover os quatro parafusos do invólucro da vedação de óleo, na traseira do bloco do motor. Remova o invólucro. Remova a gaxeta. Pulverize solução de limpeza no pedaço de pano e limpe a superfície da gaxeta, no bloco de motor e no invólucro da vedação.

  7. 7

    Observe a profundidade de encaixe do retentor no compartimento e sua posição para recolocá-lo na mesma direção e profundidade. Insira a chave de fenda em uma das três ranhuras espalhadas pela superfície do compartimento para forçar a saída do retentor, pouco a pouco, de ranhura em ranhura. Limpe o assento do retentor com a solução de limpeza e o pedaço de pano.

  8. 8

    Ponha o invólucro do retentor em um bloco de madeira. Cubra o ressalto exterior do novo retentor com óleo de motor limpo. Coloque o retentor em seu lugar. Ponha outro bloco de madeira em cima do retentor. Bata de leve no bloco com um martelo, para guiar o retentor até sua posição anterior.

  9. 9

    Encaixe uma nova gaxeta no bloco de motor. Não use selador de gaxeta. Cubra o ressalto interior do retentor com óleo de motor. Encaixe o compartimento sobre o bloco. Insira e aperte os parafusos.

  10. 10

    Verifique se há danos ou desgaste excessivo na gaxeta de borracha do cárter de óleo. Se a gaxeta estiver em bom estado, poderá ser reutilizada. Se estiver danificada, remova-a e limpe as superfícies do cárter de óleo e do bloco do motor com a solução para limpeza e o pedaço de pano. Encaixe a gaxeta no cárter. Não use selador.

  11. 11

    Fixe o cárter de óleo com suas tiras de reforço. Prenda as porcas e parafusos com a mão. Utilize um torquímetro para apertar as porcas a 271 Nm e os parafusos a 135 Nm.

  12. 12

    Encaixe a transmissão em seu lugar. Encha o motor com óleo de motor novo.

Dicas & Advertências

  • Troque seu filtro de óleo agora.

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