Mais
×

Como trocar as ripas de madeira de bancos de jardim

Bancos de jardim são um atrativo a mais em seu quintal, mas ao longo do tempo o clima acaba deixando suas marcas em suas ripas de madeira. Quando isso ocorre, a única maneira de restaurar a aparência e a funcionalidade do banco é trocando as ripas. Tal procedimento é feito em etapas. As ripas não sustentam apenas o assento, mas também mantêm os dois lados do banco unidos. Se você deixar as ripas das extremidades no banco enquanto troca as outras, os lados ficarão estáveis e o trabalho será mais fácil.

Instruções

Bancos de jardim incrementam a paisagem do seu quintal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Preparação e remoção

  1. Meça o comprimento e a largura das ripas do banco com uma fita métrica. Conte quantas delas precisam ser trocadas. Vá a um depósito e compre tiras de madeira de carvalho, cerejeira ou pinho na largura necessária. A madeira de pinho é mais vulnerável, portanto não se adéqua a bancos com mais de 90 cm de comprimento.

  2. Compre parafusos de 10 cm de comprimento por 0,6 cm de largura para prender as novas ripas. Selecione aqueles com cabeça oval, para serem usados com a chave de fenda. Escolha também um verniz.

  3. Remova as porcas e parafusos que mantêm as ripas centrais no banco de jardim, usando um alicate de pressão e uma chave de fenda. Segure as porcas debaixo das ripas com a ajuda do alicate e gire os parafusos com a chave de fenda.

  4. Retire todas as ripas centrais, deixando, por enquanto, a frontal e a posterior. Remova as ripas do encosto do banco da mesma maneira, deixando a primeira e a última no lugar.

    Prepare as novas ripas

  1. Ponha uma das velhas ripas sobre uma nova, assegurando-se de que as duas estejam alinhadas em uma das extremidades. Baseando-se nos buracos dos parafusos das antigas, trace, com o lápis, o local onde as novas deverão ser furadas. Marque na nova ripa, também, o ponto onde a velha termina. Esta marcação será usada para o corte do comprimento.

  2. Corte a nova ripa no comprimento adequado, usando uma serra de dentes finos, o que diminui a probabilidade de lascar a madeira durante o corte. Fure a ripa nos pontos demarcados anteriormente.

  3. Envernize a ripa e deixe-a secar completamente antes de prendê-la ao banco. Lembre-se de envernizar, também, as extremidades e os buracos para os parafusos, garantindo assim melhor proteção para a madeira. Repita os passos de 1 a 3 desta seção em todas as ripas centrais.

    Prenda as novas ripas

  1. Coloque as novas ripas no banco, sobre os buracos dos parafusos. Alinhe-os e insira novos parafusos pelo topo das ripas.

  2. Aparafuse uma porca em cada parafuso por debaixo da ripa. Segure as porcas com uma chave inglesa ou com o alicate de pressão e aperte-as com a chave de fenda.

  3. Remova as ripas frontal e posterior do assento do banco depois de ter trocado as do centro. Faça o mesmo com a primeira e a última ripas do encosto.

  4. Prepare estas ripas da mesma forma que as outras. Prenda-as ao banco.

Dicas

  • Alguns bancos de jardim também incluem um suporte no centro do assento. Em uns, as ripas estão conectadas ao suporte, enquanto em outros elas conectam-se apenas aos lados do banco. Se no seu caso as ripas forem ligadas ao suporte, assegure-se de fazer buracos para que elas se encaixem a ele.

Coisas Necessárias

  • Fita métrica
  • Ripas de madeira
  • Parafusos de 0,6 cm, com 10 cm de comprimento, com porcas
  • Alicate de pressão
  • Chave de fenda
  • Lápis
  • Serra
  • Furadeira com broca de 0,6 cm
  • Verniz
  • Pincel
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article