×
Loading ...

Como trocar as rodas de um piano vertical

Atualizado em 23 março, 2017

Se você possui um piano vertical antigo em sua casa, há uma boa chance de que, em algum momento, as rodinhas dele precisem ser trocadas. Mesmo que o piano vertical pareça ser leve o suficiente para você conseguir trocar essas rodas com facilidade, você ficará surpreso com o grau de dificuldade que essa tarefa pode ter. Uma vez que o piano esteja na posição desejada, fazer essa substituição requer habilidade moderada e algumas manobras um pouco complicadas.

Instruções

Uma vez que o piano esteja na posição desejada, fazer essa substituição requer habilidade moderada e algumas manobras um pouco complicadas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

    Preparando o piano

  1. Coloque no chão as duas tábuas de 4x9 cm²; você depositará o piano sobre elas, com suas costas viradas para o chão.

    Loading...
  2. Peça ajuda para duas pessoas fortes quando for virar o piano na horizontal. Cheque para ver se os lados do piano estão corretamente em cima das tábuas.

  3. Entenda que ao colocar o piano nesta posição, você permite que as novas rodas tenham apoio, para que o piano não saia andando logo que for colocado em pé outra vez.

  4. Inspecione as rodinhas que estão no piano.

    Removendo as rodas

  1. Pegue a chave de fenda e remova os parafusos das bases de cada rodízio. Os rodízios podem estar cheios de sujeira e poeira dos anos de uso ou do tempo que ficaram guardados. Descarte-os, pois eles não são reusáveis.

  2. Talvez alguns dos parafusos originais dos rodízios estejam muito velhos e deverão ser substituídos também. Compre novos parafusos que sejam um pouco mais longos que os antigos, mas nunca mais que 1 cm e meio. Lembre-se que rodízios normais talvez não encaixem nas bases de pianos antigos. Compre os especiais de borracha com anéis de madeira (veja recurso 1) para ajudar a encaixá-los nas bases antigas.

  3. Use uma furadeira elétrica ou aparafuse manualmente os parafusos novos nas bases dos rodízios. Tenha cuidado para não forçá-los muito, caso haja problemas no encaixe.

  4. Faça furos mais fundos caso os rodízios não entrem corretamente.

    Colocando as novas rodas

  1. Certifique-se que as bases dos rodízios estão bem seguras antes de colocar as novas rodinhas. Use o martelo para fixar os rodízios.

  2. Gire as rodas depois de colocá-las, para ter certeza de que elas não estão batendo na superfície de madeira do piano. Gaste um pouco a madeira ao redor das rodas caso estejam esfolando contra ela e não consigam rodar e se mover como deveriam.

  3. Coloque um pouco de óleo lubrificante nas juntas das rodas para que os rodízios rolem mais facilmente, uma vez que o piano já esteja em pé.

  4. Peça para te ajudarem de novo, para colocar o piano de volta na vertical. Certifique-se de que as tábuas de 4x9 cm² que estavam embaixo ainda estão dando apoio ao piano, para que ele não saia rolando. Então, retire-as.

Loading...

Aviso

  • Algumas bases de rodízios de pianos verticais antigos possuem apenas três buracos, enquanto as mais atualizadas possuem quatro. Fazer novos furos nela é um desafio à parte deste texto.

O que você precisa

  • Duas tábuas de 4x9 cm²
  • Duas pessoas para te ajudar
  • Chave de fenda
  • Furadeira convencional (portátil ou elétrica)
  • Parafusos para base de rodízio
  • Martelo
  • Óleo lubrificante
  • Rodízios de borracha

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...