Mais
×

Como trocar uma trava de tampa de máquina de lavar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Algumas máquinas de lavar roupas têm uma tampa com trava, que as impedem de serem abertas quanto estão em execução. Isso ajuda a prevenir lesões. O bloqueio consiste de duas partes: uma aba sobre a tampa e um interruptor na caixa principal ou gabinete da máquina. Quando você fecha a tampa, a aba atinge o interruptor e prende a tampa no lugar. Se um dos componentes quebra nessa trava, ele deve ser substituído, ou então a sua máquina de lavar não funcionará plenamente.

Você mesmo pode substituir a trava de bloqueio da tampa (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Efeito sobre o desempenho da máquina de lavar

Quando a trava de uma tampa quebra, a lavadora não completará um ciclo de lavagem completo. Por exemplo, ela não conseguirá agitar ou girar e só vai encher e esvaziar. Se você esvaziar a máquina após o final de um ciclo e as roupas ainda continuam molhadas, você deve verificar se a trava da tampa está funcionando corretamente.

Verificando componente quebrado

Como a trava da tampa é formada por duas partes, confirme que parte está quebrada, pois a trava inteira não funcionará se apenas um dos seus dois componentes estiver com defeito. Em primeiro lugar, pressione e solte o interruptor principal da máquina. Ele deve fazer um som de clique quando você passar o dedo sobre ele. Se ele não fizer esse som ou ficar apenas comprimido, o dispositivo de travamento desse ser substituído. Em seguida, verifique se a aba de plástico na armação interior da tampa não está quebrada. Ela não deve ter rachaduras ou peças ausentes. Abra e feche a tampa várias vezes, para verificar se a aba está alcançando o interruptor. Se a tampa não fecha corretamente, a aba de travamento provavelmente saiu do lugar, e não consegue tocar o interruptor.

Substitua o interruptor

Desligue a energia da sua lavadora antes de fazer qualquer reparo. Coloque uma chave de fenda entre os painéis superior e frontal da máquina de lavar e levante-o alguns centímetros. Solte os grampos em cada um dos dois cantos da frente da máquina de lavar para que você possa erguer o painel. O interruptor da trava da tampa deve estar no lado direito da caixa principal da lavadora perto do canto. Usando uma chave de fenda philips, desaperte os parafusos do interruptor existente. Uma vez que a chave estiver solta, desconecte os fios, prestando atenção nas conexões, e retire a chave. Compre um novo interruptor em uma loja de aparelhos domésticos ou diretamente do fabricante do aparelho. Instale os fios para o interruptor novo e alinhe os parafusos do interruptor com os furos na carcaça principal da lavadora, onde o interruptor velho estava instalado. Aperte os parafusos até que o interruptor fique firme. Remonte a máquina de lavar.

Substitua a aba de travamento

É muito fácil substituir a aba, uma vez que você tenha obtido uma peça substituta. Com a máquina de lavar desligada da energia, levante a tampa e desaperte os parafusos da aba com uma chave de fenda philips e retire a aba existente. Alinhe a aba substituta no local da aba velha e aperte os parafusos até que estejam firmes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article