Como trocar as velas de um Ford Ranger 4.0 de 2003

Escrito por justin cupler Google | Traduzido por vinícius albuquerque
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Embora tenha sido a picape compacta mais popular da Ford, a Ranger não foi a primeira. Essa honra pertence à Ford Courier. A Ranger nasceu no modelo de 1983, um ano depois da Chevrolet eliminar sua caminhonete compacta produzida no exterior, em prol de um modelo produzido nos Estados Unidos. Trocar as velas de uma Ranger 2003, com um motor 4.0, exige um procedimento levemente fora do convencional, já que o acesso às velas pelo lado direito está obstruído.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Velas Motorcraft AGSF34FP ou equivalentes
  • Calibrador de folga de vela
  • Roquete
  • Jogo de soquetes
  • Macaco
  • Cavaletes
  • Chave de fenda
  • Soquete de vela
  • Torquímetro
  • Jogo de cabo de vela
  • Graxa dielétrica, atendendo à especificação No. ESE-M1C171-A da Ford
  • Chave de fenda pequena

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Instruções

  1. 1

    Utilizando o calibrador de folga de vela, verifique a folga na parte inferior de todas as seis Motorcraft AGSF34FP novas (ou quaisquer outras equivalentes que você estiver utilizando). A medida exigida para os motores 4.0 é de 1,54 a 1,72 mm. Troque todas as velas com folga incorreta por novas, já que elas não são ajustáveis.

  2. 2

    Utilizando um roquete e um soquete, afrouxe as porcas da roda frontal direita. Levante a frente da Ranger com o macaco e coloque os cavaletes abaixo da longarina do chassi. Desça o automóvel sobre os cavaletes. Remova as porcas da roda frontal direita e puxe a roda até retirá-la do cubo.

  3. 3

    Com a chave de fenda, levante os cinco pinos de retenção em cima da proteção da roda frontal direita e puxe a proteção para expor as velas e fios.

  4. 4

    Com um leve movimento de torção, puxe a coifa de borracha grossa para cima sobre um cabo de vela de ignição para removê-la de lá. Retire a vela com um roquete e um soquete apropriado. Tire a vela usada do soquete (uma parte de borracha a mantém dentro dele).

  5. 5

    Pressione uma Motorcraft AGSF34FP (ou equivalente) nova no soquete de vela até que a parte de borracha a mantenha presa no lugar. Utilizando o soquete, aperte a vela no motor usando a mão. Depois, com o torquímetro, aperte à 17 Nm.

  6. 6

    Verifique se há qualquer defeito (marcas de queimadura, fendas, cisões ou rupturas) no cabo de vela desconectado. Se houver, substitua todos (um por um); substituí-los dessa forma diminui bastante as chances de confundir a ordem de ignição.

  7. 7

    Ponha uma pequena quantidade de graxa dielétrica, atendendo à especificação ESE-M1C171-A da Ford, no protetor de cabo de vela. Utilizando uma chave de fenda pequena, espalhe a graxa por dentro do protetor.

  8. 8

    Alinhe o protetor de cabo de vela com a parte superior da vela e pressione o protetor na vela até sentir um clique.

  9. 9

    Repita os passos de 4 a 8 para trocar as duas velas restantes no lado direito do motor.

  10. 10

    Coloque a proteção da caixa da roda frontal direita em seu lugar, alinhando os buracos com os pinos na caixa da roda. Pressione os pinos em seus buracos para prender o protetor da caixa de roda no lugar.

  11. 11

    Coloque a roda de volta no cubo de roda frontal direito e aperte as porcas com as mãos. Utilizando o macaco, erga a picape para tirá-la dos cavaletes e remova-os. Desça a Ranger até o chão e, usando o torquímetro e o soquete, aperte as porcas em padrão cruzado, à 135 Nm.

  12. 12

    Seguindo do passo 4 ao 8 em cada vela, remova e substitua as três velas de ignição do lado esquerdo do motor.

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