×
Loading ...

Truques para acertar na automaquiagem

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Introdução

Toda mulher gosta de maquiagem, mas nem todas sabem fazê-la bem. Nada pior do que um delineador mal traçado ou um blush aplicado em excesso. Por mais básica que seja, deve ser bem feita, sem exageros e com o bom senso de saber em qual ocasião ousar mais ou menos. Uma coisa é certa: maquiagem é treino. A repetição faz ter mais habilidade, mas alguns truques podem ajudar. Pegue sua necessaire e prepare-se para aprender algumas dicas importantes para facilitar a automaquiagem. Comece com o básico e vá avançando aos poucos.

Pixland/Pixland/Getty Images

Primer

O produto é aplicado antes da base e prepara a pele para receber a maquiagem. Hidrata, disfarça as rugas mais finas e poros, além de uniformizar e aumentar a durabilidade da maquiagem. Pode ser aplicado com as pontas dos dedos em apenas um sentido, espalhando bem. Deixe secar alguns segundos e dê início aos outros produtos. O cosmético não substitui o corretivo, nem a base. Existe um primer para olhos, que ao ser aplicado na pálpebra faz a sombra deslizar facilmente, melhora a aderência e durabilidade e ainda realça a cor da sombra.

Pixland/Pixland/Getty Images

Base

Cosmético fundamental para quem deseja uma pele perfeita e natural. Dê preferência às com textura bem leve. Coloque um pouco do produto no dorso da mão e vá molhando o pincel e distribuindo sobre o rosto. Ou aplique pontos nas bochechas, queixo e testa, espalhando a partir deles. Comece pelo centro da testa e não se esqueça de passar também nas pálpebras, cantinhos dos olhos, abas do nariz e acima dos lábios. Não pare exatamente na linha do maxilar. Alongue ligeiramente em direção ao pescoço.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Sobrancelhas

Elas valorizam o rosto e devem estar sempre bonitas e aparadas. Quando estão muito finas, apagam o olhar. Quando são muito grossas, “pesam”. Devem ser modeladas de forma que se crie um suave arco para deixar o desenho harmônico. As falhas podem ser corrigidas. Escove a sobrancelha e deixe-a mais definida com uma sombra em pó marrom, usando um pincel de ponta inclinada. O ideal é passar primeiro no pelo e ir preenchendo uma falha ou outra. Sobrancelha bem corrigida faz uma diferença incrível no visual final da maquiagem.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Sombra

As metalizadas como o prata, bronze e dourado são tendência para esta temporada. Aplique sobre toda a pálpebra móvel. Esses tons também ficam ótimos se usados apenas no cantinho interno dos olhos como "pontos de luz". Uma sombra escura metalizada aplicada no canto externo, esfumaçando com efeito alongado de olhar de gata também é um look do momento. As coloridas, aplicadas não só na pálpebra superior, mas como no contorno nos cílios inferiores, deixam o olhar iluminado. Outra sugestão é delinear com lápis preto a linha d' água e na pálpebra móvel usar sombra cinza.

Larry Busacca/Getty Images Entertainment/Getty Images

Delineador

O delineador é o cosmético dessa estação. Com traçados bem variados você pode um dia estar retrô e em outro mais "rock n' roll". Mas para conseguir um traçado firme é preciso treino. O jeito mais fácil é puxar o canto externo dos olhos com a ponta do dedo. Comece com um traço fino no canto interno, engrosse um pouco no meio da pálpebra e finalize no estilo "gatinho", com uma leve subida no canto externo ou reto e mais longo. Avançar pelo canto interno também vale. Aproveite ainda para usar delineador colorido.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Máscara para cílios

Esse cosmético é o preferido das mulheres. Para o dia a dia, a máscara marrom deixa um ar mais leve e natural. O preto é um clássico para todas as horas. E coloridos como azul marinho dão um toque todo especial. Encoste o aplicador bem próximo à raiz, dê suaves batidas na horizontal para encorpar os cílios e alongue-os em direção às pontas. Evite deixar bolinhas que não criam nenhum efeito e sim defeito. Se quiser passar na parte de baixo, aplique pouco produto. Se borrar, deixe secar e retire facilmente com cotonete embebido em um pouco de água.

Angela Weiss/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cílios postiços

As mulheres passaram a usar mais cílios postiços. O segredo é colar pequenos tufos de cílios artificiais ou cortar a metade e aplicar do meio para o canto externo, o que aumenta o olhar e ao mesmo tempo fica natural. Para facilitar a colocação incline levemente a cabeça para trás para ver a raiz dos cílios no espelho. Com o lápis preto delineie próximo à raiz para não ficar aparecendo a cor da pele depois de colar. Para retirar, ache a ponta dos cílios e puxe devagar do canto interno para o externo.

David Livingston/Getty Images Entertainment/Getty Images

Blush

Ele ilumina e dá um ar saudável ao rosto. O tom bronze simula um tom de pele bronzeado de sol. Os rosas, laranjas e pêssegos dão um toque de saúde. E os marrons, afinam e marcam o rosto, bem estilo anos 1980. Trabalhe o laranja, o pêssego e o rosado em suaves pinceladas sobre as maçãs. Faça um biquinho com a boca para evidenciá-las e assim acertar onde aplicar. Outra sugestão é misturar dois tons, um sobre o outro ou em áreas diferentes como o rosado nas maçãs e o marrom nas têmporas.

Peter Kramer/Getty Images Entertainment/Getty Images

Iluminador

Há algumas temporadas, o iluminador vem conquistando um espaço maior na maquiagem. Gisele Bündchen usa esse recurso logo abaixo dos olhos, o que disfarça olheiras e "abre" o olhar. Use-o como ponto de luz nos cantinhos dos olhos, logo acima do blush, próximo às sobrancelhas e na zona T. Um leve traço de corretivo em tom claro na área das olheiras espalhado em direção ao canto externo dá a sensação de "levantar" o olhar. Complemente com máscara alongadora de cílios e ficará perfeito. Evite apenas criar o efeito "óculos".

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Batom

Nada como um batom vermelho. Mas para usá-lo sem medo, aplique-o com a ponta dos dedos, em leves batidinhas para colorir suavemente. Outra dica é passar o batom, depois retirar um pouco com um lenço de papel e acentuá-lo passando por cima um gloss transparente. Fica chique e discreto. Para criar efeito de volume, contorne a boca com o lápis, aplique o batom e passe um gloss de brilho no centro dos lábios. E não esqueça: lápis de contorno deve ser no mesmo tom ou ligeiramente mais claro que a cor do batom.