Truques para fazer aplicações no teto

Escrito por denise brown | Traduzido por débora salomão
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques para fazer aplicações no teto
Prática, paciência e mãos à obra (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Aplicar textura no teto requer prática e paciência. Com um pouco dos dois e com a atitude "faça-você-mesmo" uma aplicação no teto com qualidade profissional pode ser feita. Seja na opção de usar uma textura de spray ou de aplicar uma textura padrão, há várias informações básicas que você deve saber para tornar a sua aplicação no teto um sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Mesmo que a textura cubra ligeiras imperfeições, é recomendável suavizar o máximo possível a superfície do teto antes de começar. Isso significa que você precisa aplicar massa corrida em todas as juntas e parafusos e alisar a superfície tanto quanto possível. Lixe as manchas ásperas deixadas pela massa corrida. Quando você terminar, use um aspirador sobre a parede para remover qualquer poeira persistente. Pinte o teto com um selante interior que tenha uma alta concentração de sólidos. O selante dá à textura algo para aderir, bem como proporciona uma cor uniforme ao teto.

Misturando a textura

Para misturar a textura até o ponto de uma consistência uniforme, use uma pá conectada a uma furadeira. É importante que você evite chicotear a mistura com uma velocidade muito alta, ou a textura pode adquirir pequenas bolhas quase impossíveis de remover. Uma vez no teto, estas bolhas fazem a textura semelhante a um queijo suíço. É também importante não adicionar demasiada água à textura. Se você colocar muita água na mistura, a textura terá um fraco desempenho ao cobrir a superfície do teto e as rachaduras. Para um resultado semelhante ao da casca de laranja, adicione não mais que 2,5 L de água para aproximadamente 21 kg do produto. Para um teto com respingos e uma textura padrão costuma-se usar não mais que 1,5 de água por 22 quilos do produto.

Prática

Não importa qual textura você esteja fazendo, é necessário que você teste o processo de aplicação antes de fazer a aplicação no teto. Encontre um pedaço de sucata ou madeira compensada e aplique camadas da mistura, criando uma textura e decore-a com uma espátula e uma desempenadeira, se você estiver fazendo uma textura padrão. Faça experiências usando uma variedade de ferramentas, como pincéis e facas. Se você estiver fazendo textura de spray, coloque um pouco da mistura na máquina de pulverização e teste antes de aplicar na parede para que você possa ver como a máquina funciona.

Aditivos

Se você não quiser aplicar uma textura padrão, que tem uma aparência uniforme em toda extensão do teto, você pode colocar um aditivo na mistura. Aditivos dão à textura um efeito áspero e são muito fáceis de aplicar, manualmente ou com o pulverizador. Misture até 3,8 kg de areia de sílica para cada litro de textura para criar uma consistência arenosa. Adicione 0,7 kg de pequenas perlitas para 7 litros da textura para proporcionar um aspecto mais agressivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível