Truques com a Boss GT-10

Escrito por simon foden Google | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques com a Boss GT-10
As pedaleiras multi-efeitos são muito convenientes para shows ao vivo (Creatas/Creatas/Getty Images)

A Boss GT10 é uma pedaleira processadora de efeitos para guitarra. Sua interface possui diversos parâmetros de personalização. A opção "source" (fonte) permite que você personalize a resposta da unidade ao sinal de entrada, e a opção "target" (destino) se refere ao efeito. Você pode usar esses parâmetros para criar atalhos, de forma que a GT10 fique mais intuitiva.

Outras pessoas estão lendo

Organize as configurações pré-definidas

Após encontrar combinações sonoras de que goste, associe-as às posições de memória, em ordens de importância. Se for membro de uma banda, organize na ordem em que vai usá-los em um show, para reduzir o quanto terá que percorrer o menu para acessar seus sons favoritos. A opção "source" permite personalizar a resposta ao som de entrada, enquanto "target" se refere ao efeito. Use "target" para alterar as características do efeito.

Ative o afinador através do pedal de expressão

O método normal para se acessar o afinador é através do botão do painel de controle que fica acima dos pedais. Pode ser difícil de acessar, se não estiver em uma posição em que possa se abaixar e usar suas mãos. É possível passar de qualquer um dos modos de efeito para o afinador sem ter que passar pelo menu. Selecione a opção "target" no menu da tela e selecione "tuner" (afinador). Nos parâmetros-alvo de "target min" (mínimo) selecione "on" (ligado) e de "target max" (máximo) selecione "off" (desligado). Quando a interface perguntar a fonte ("source"), selecione "exp. pedal" (pedal de expressão). Selecione "moment" (momento), e escolha 0 quando for solicitada a definição da opção "Source Act.Range.Lo" (Alcance inferior de atuação da fonte) e 1 para a opção "Source Act.Range.Hi" (Alcance superior de atuação da fonte). Este procedimento associa o afinador ao pedal de expressão. Para habilitá-lo, ative o pedal da expressão e pise nele até o fim.

Redução automática de reverberação, ou "ducking"

A redução automática de reverberação, ou "ducking", consiste em ajustá-la automaticamente conforme o sinal de entrada. Ao configurar as configurações de reverberação de forma que respondam ao sinal de entrada, é possível reduzí-la automaticamente, de forma que ao tocar de forma mais agressiva, o som reverberará mais, e ao tocar suavemente, a reverberação será discreta. Ao selecionar o maior valor de "target min" e o menor valor de "target max", você configurará a reverberação para responder à força do sinal sonoro.

Ativação de modo dependente do nível

Use os parâmetros "target" e "source" para que o GT10 troque de configuração predefinida de acordo com o volume de entrada, de forma que ao tocar uma frase de guitarra pesada, o aparelho usa automaticamente as configurações de som pesado. Você pode usar este método para adicionar reverberação automaticamente ao tocar suavemente, ou adicionar compressão ao se tocar com mais vigor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível