Truques com a Boss GT-10

Escrito por simon foden | Traduzido por mariana de mello andré scarani
Truques com a Boss GT-10
As pedaleiras multi-efeitos são muito convenientes para shows ao vivo (Creatas/Creatas/Getty Images)

A Boss GT10 é uma pedaleira processadora de efeitos para guitarra. Sua interface possui diversos parâmetros de personalização. A opção "source" (fonte) permite que você personalize a resposta da unidade ao sinal de entrada, e a opção "target" (destino) se refere ao efeito. Você pode usar esses parâmetros para criar atalhos, de forma que a GT10 fique mais intuitiva.

Organize as configurações pré-definidas

Após encontrar combinações sonoras de que goste, associe-as às posições de memória, em ordens de importância. Se for membro de uma banda, organize na ordem em que vai usá-los em um show, para reduzir o quanto terá que percorrer o menu para acessar seus sons favoritos. A opção "source" permite personalizar a resposta ao som de entrada, enquanto "target" se refere ao efeito. Use "target" para alterar as características do efeito.

Ative o afinador através do pedal de expressão

O método normal para se acessar o afinador é através do botão do painel de controle que fica acima dos pedais. Pode ser difícil de acessar, se não estiver em uma posição em que possa se abaixar e usar suas mãos. É possível passar de qualquer um dos modos de efeito para o afinador sem ter que passar pelo menu. Selecione a opção "target" no menu da tela e selecione "tuner" (afinador). Nos parâmetros-alvo de "target min" (mínimo) selecione "on" (ligado) e de "target max" (máximo) selecione "off" (desligado). Quando a interface perguntar a fonte ("source"), selecione "exp. pedal" (pedal de expressão). Selecione "moment" (momento), e escolha 0 quando for solicitada a definição da opção "Source Act.Range.Lo" (Alcance inferior de atuação da fonte) e 1 para a opção "Source Act.Range.Hi" (Alcance superior de atuação da fonte). Este procedimento associa o afinador ao pedal de expressão. Para habilitá-lo, ative o pedal da expressão e pise nele até o fim.

Redução automática de reverberação, ou "ducking"

A redução automática de reverberação, ou "ducking", consiste em ajustá-la automaticamente conforme o sinal de entrada. Ao configurar as configurações de reverberação de forma que respondam ao sinal de entrada, é possível reduzí-la automaticamente, de forma que ao tocar de forma mais agressiva, o som reverberará mais, e ao tocar suavemente, a reverberação será discreta. Ao selecionar o maior valor de "target min" e o menor valor de "target max", você configurará a reverberação para responder à força do sinal sonoro.

Ativação de modo dependente do nível

Use os parâmetros "target" e "source" para que o GT10 troque de configuração predefinida de acordo com o volume de entrada, de forma que ao tocar uma frase de guitarra pesada, o aparelho usa automaticamente as configurações de som pesado. Você pode usar este método para adicionar reverberação automaticamente ao tocar suavemente, ou adicionar compressão ao se tocar com mais vigor.