on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Truques para quem quer ser uma celebridade virtual

Luane Dias com Mumuzinho e Robinho no programa Esquenta!, da Rede Globo
Globo/Divulgação João Januario

Introdução

Tornar-se uma celebridade hoje não é algo tão difícil como antigamente. Graças à Internet - e às redes sociais -, os 15 minutos de fama na web estão ao alcance de qualquer um. Mas antes de sair por aí atrás da fama a qualquer custo, é preciso refletir bastante para ter certeza do motivo pelo qual uma pessoa quer ser famosa. Afinal, a internet também conta com uma memória eterna e o erro de hoje pode se tornar o pesadelo de amanhã. Mas com disposição, cara de pau e algum dinheiro para investimento, é possível chegar ao glorioso mundo das celebridades virtuais.

Definir seu alvo é fundamental
TV Globo / Alex Carvalho

Defina seus objetivos

O primeiro passo para se tornar uma celebridade virtual é refletir sobre sua relação com a fama. Em outras palavras: por que você quer ser conhecido? Que características você tem que outras pessoas podem achar interessante? Você pode ficar conhecido por seus dotes artísticos de cantor ou por fazer embaixadinhas com a bola. Quem sabe você fica famoso graças a seu conhecimento em fazer maquiagens assustadoras. Enfim, o ideal é encontrar a ferramenta pela qual você gostaria de ser popular. Definir seus propósitos e objetivos com clareza é fundamental para estabelecer o plano de voo rumo à fama virtual.

É importante conhecer as particularidades da rede antes de se tornar uma celebridade virtual
Kheng ho Toh/Hemera/Getty Images

Aprenda o básico sobre Internet

Não é preciso ser um expert para se tornar uma celebridade virtual. Mas algum conhecimento de redes sociais, internet e fotografia ajudam a fazer uma divulgação mais eficiente. É pouco efetivo ficar postando mensagens, fotos e informações nas redes sociais a cada segundo. Os outros usuários precisam de tempo para absorver as informações postadas na rede. Em contrapartida, o público é variável. Isso quer dizer que um post de manhã pode não ser lido pela parcela do público que só acessa a internet durante a tarde. Tudo isso requer estratégia e conhecimento do processo por parte do aspirante a celebridade.

É preciso saber se promover para atingir o maior número de fãs possível
TV Globo / João Miguel Júnior

Saiba se promover

Para atingir o maior número de fãs, amigos e admiradores, é preciso saber realizar uma autopromoção na web. O primeiro passo é criar perfis nas principais redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e MySpace são as mais populares. Procure manter certa coerência nos perfis e nas postagens. Lembre-se: essa é sua identidade virtual. E fique atento às novas redes sociais que começam a se tornar populares, como a Glogster. Se quiser usar um apelido como nome principal, pense em algo simples, criativo e que diga algo sobre você. Afinal, o sucesso em tempos de internet vem da particularidade de cada um.

É importante cuidar do visual para aparecer na web
TV Globo / Estevam Avellar

Cuide do visual

É importante levar em conta o visual (seu e da plataforma de divulgação). Tenha um look em que você se sinta confortável. Nas fotos, procure o senso estético. Se for o caso, contrate profissionais para filmar seus eventos e tirar fotografias. É um cuidado que muitos artistas não têm e que transmite uma imagem de relapso que você certamente não quer. Evite cobrir o rosto com máscaras ou uso de óculos escuros porque esses itens dificultam a identificação com um número maior de internautas. Crie um design interessante e atraente para seus perfis e publicações. Pode ser um cartão de visitas incrível.

Uma celebridade geralmente assume a posição de líder, tomando sempre a iniciativa
Fernanda Calfat/Getty Images Entertainment/Getty Images

Seja proativo

Atitude no mundo virtual é uma qualidade que pode destacar você dos demais. Isso quer dizer encontrar o balanço entre, por exemplo, o excesso de alegria e a depressão. A Internet é feita de nichos, de tribos virtuais. Para se tornar uma celebridade, é preciso agradar tipos diferentes de pessoas. Então, encontre um balanço de emoções na hora de escrever seus posts. E publique com frequência e se envolva em causas que considere justas. A proatividade na rede pode transformar você em um líder ou porta-voz de assuntos que mexem com você e com os demais.

Conheça as regras de convivência da webesfera
TV Globo/Raphael Dias

Seja educado na web

Uma série de códigos de comportamento foram criados na websfera para diferenciar os usuários "iniciados" do resto da humanidade. Para ser uma celebridade, você vai precisar conhecer a etiqueta praticada na internet. Uma das principais regras: não brigue, principalmente via comentários. Graças à espontaneidade da rede, a internet se tornou um lugar de discussões acaloradas que geralmente faz os usuários se arrependerem do conteúdo publicado logo depois de apertar "Enter". Melhor é manter a calma e ter cuidado na hora de postar qualquer coisa sobre qualquer assunto. Afinal, você não quer ser lembrado por ter feito um barraco qualquer, né?

A originalidade é um elemento muito apreciado na web
Jamie McCarthy/Getty Images Entertainment/Getty Images

Seja original

Para se destacar, tente ser o mais original possível. A Internet se tornou um espaço de cópias descaradas. Mas, quando desmascaradas, elas podem causar um grande problema a quem copiou. Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum processos judiciais relacionados ao crime de plágio. Em vez disso, prefira apostar na criação de seus próprios conteúdos. Assim, é mais provável que seus próprios interesses encontrem respaldo nas demandas e desejos de outros usuários, criando uma rede de compartilhamento forte que assegura a visualização de seus próximos posts. Afinal, esse é um mundo que se conecta em rede. Basta saber usá-la.

Mantenha um site atualizado com informações e contato
Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Tenha um site

Com a profusão de perfis em redes sociais, de Twitter a Instagram, ter um site propriamente dito se tornou secundário para muitas áreas na webesfera. Mas se você quiser ser uma celebridade, é preciso manter um site ou blog atualizado com suas características, vídeos produzidos, fotos, principais posts e contato. Afinal, toda celebridade necessita de um caminho aberto para falar com agentes, empresários e, é claro, com os fãs. Depois de feito o site, fique esperto para mantê-lo. Não precisa ser uma atualização por dia, mas ao menos semanalmente é interessante trazer conteúdo novo para seus admiradores.

Casos de virais bem-sucedidos se acumulam na web
Giuseppe Bellini/Getty Images Sport/Getty Images

Crie virais

A grande onda da internet é a criação de virais. São elementos como vídeos, fotos, desenhos, textos ou áudio que se proliferam na rede via compartilhamento espontâneo. É assim que, de uma hora para outra, sucessos se acumularam na rede. Foi o caso do DJ sul-coreano Psy, que publicou um videoclipe da música "Gangnam Style" e em poucos dias já era conhecido mundialmente. Estude os principais virais e entenda o que faz com que sejam compartilhados por pessoas das mais diversas culturas possíveis. Depois, pense em uma estratégia de divulgação que se adeque às suas necessidades como artista ou celebridade.

Tenha humildade para ajudar e ser ajudado pelos outros
Rede Globo/João Miguel Júnior

Humildade

Dica de ouro que anda em falta entre as celebridades, sejam elas virtuais ou não: ter humildade. A verdade nesse mundo de glamour é que a fama vem e vai. Se hoje todo mundo conhece você, amanhã tudo pode mudar. Saiba disso e aproveite seus minutos de fama de forma humilde. Não destrate outros usuários e evite usar da fama para causas duvidosas, como entrar de graça em festas e eventos particulares e pedir presentes e mimos. Faça questão de atender e tratar bem seus fãs. Lembre-se de que eles são a razão principal de seu sucesso.