Truques com um globo de plasma

Escrito por janetb | Traduzido por caio amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques com um globo de plasma
Você pode fazer vários truques com o globo, mas tenha cuidado quando usá-lo (plasma ball image by Benjamin Jefferson from Fotolia.com)

Um globo de plasma é um aparelho baseado na lâmpada de plasma originalmente inventada por Nicola Tesla, e agora é normalmente vendido como um brinquedo de mesa ou um objeto para chamar atenção. Preenchido com uma mistura de gases como hélio e neon, ele contém filamentos de plasma, que brilham e emitem radiação eletromagnética de várias formas dependendo de como os itens são colocados próximos ao globo.

Outras pessoas estão lendo

Lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes acenderão quando colocadas perto da esfera acesa. Isso acontece devido à corrente elétrica que flui pelo plasma, que o vidro não bloqueia. Leds e lâmpadas de argônio também acenderão quando estiverem perto dela.

Escrevendo com um alfinete

Se você cobrir a esfera com uma folha de alumínio e colocar um pedaço de papel sobre ela, poderá escrever no papel com o alfinete ou com a ponta de uma faca. O que você escrever será queimado no papel devido à interação do metal com a corrente elétrica.

Queimando papel através do metal

Se você colocar alguma parte de um metal condutor, como uma moeda, poderá queimar um pedaço de papel ou cartolina. Tudo que precisa fazer é colocar outro objeto de metal, como um clipe, no topo do papel para conduzir corrente elétrica através dele. A faísca que parece um raio em miniatura funcionará atravessando o papel, queimando-o.

Deixando uma calculadora maluca

Se você colocar uma simples calculadora que possui uma tela de led próximo ao globo, os números dela ficarão malucos e começarão a mudar sozinhos. Não faça esse truque com uma calculadora de grande valor, pois a experiência pode danificar a tela.

Eletrocutando seus amigos

Se você tocar na esfera com uma mão e tocar uma pessoa com a outra, você dará um choque nela. Isso acontece porque seu corpo se torna um condutor de eletricidade. Avise seus amigos antes de fazer este truque com eles.

Acendendo um fósforo

Se você segurar um fósforo alguns centímetros do topo do globo de plasma e então tocar com um lápis a parte de baixo do fósforo, ele irá acender. Talvez seja necessário esperar até 1 minuto para isto acontecer. Tome cuidado e apague o fósforo logo após ele acender, e não permita que o fogo se espalhe.

Reacendendo o globo de plasma

Você pode reacendê-lo logo depois que ele for desligado usando seu próprio corpo para conduzir eletricidade. Coloque sua mão nele enquanto está ligado, então desligue-o. Ponha sua mão na esfera imediatamente, e verá faíscas elétricas iluminando-a. Retire sua mão e bata palmas várias vezes. A cada palma, verá várias faíscas elétricas percorrendo o globo de plasma, mesmo ele permanecendo desligado.

Cuidados com o globo de plasma

Um globo de plasma é um aparelho de alta voltagem elétrica e deve ser usado com cuidado. As frequências que ele emite podem interferir em celulares, wi-fi e telefones sem fio. Pelo objeto emitir radiação eletromagnética, pode interferir um marcapasso. Todo cuidado deve ser tomado se estiver tentando usá-lo para criar efeitos que envolvam fogo, e nada inflamável deve entrar em contato com o globo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível