Truques para usar loops sobrepostos na guitarra (overdub)

Escrito por simon foden Google | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques para usar loops sobrepostos na guitarra (overdub)
Overdubs permitem que você ressalte e enfatize o som da guitarra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Overdubbing (ou loops sobrepostos) é uma técnica de gravação de áudio na qual você grava dois takes do mesmo instrumento em duas faixas separadas. Geralmente, o objetivo de um overdub é "dar volume" e adicionar "cor" ao som, ou tocar uma peça complicada na guitarra da forma correta, separando-a em partes. Existem vários truques para um overdub que dão personalidade, intensidade e profundidade ao som gravado.

Outras pessoas estão lendo

Estéreo

Esta é uma prática um tanto quanto comum. Você grava a parte mais importante da guitarra em um take. Uma vez que você tenha escutado e esteja satisfeito, o engenheiro de som toca para você um mix estéreo. Em um lado do seu fone de ouvido você tem a trilha sonora e no outro você tem a parte da guitarra que você acabou de gravar. Você usa a parte da guitarra como um guia e grava outra seção tão parecida com a original quanto possível. Uma vez que os dois takes, suficientemente parecidos, estejam gravados, o engenheiro de som amplia o som do fone na esquerda e na direita, respectivamente, para dividir a parte da guitarra sobre a imagem estéreo. O solo de guitarra em “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana mostra um importante exemplo desta técnica.

Sobreposição

A sobreposição é similar ao overdub estéreo, com a diferença de que as duas partes da guitarra não são divididas nos fones. Ao invés disso, as partes da guitarra são mixadas usando a técnica "dead center", para que pareça que elas estão "uma sobre a outra". Este efeito de sobreposição faz com que as guitarras tenham um som mais pesado e mais alto. Um efeito sonoro de sobreposição que buscamos é quando as partes são introduzidas gradualmente. Por eles serem dois takes distintos do mesmo riff, ao invés de cópias, algumas vezes as notas saem um pouco mais altas, baixas, ou antes ou depois das originais. Isto dá um senso de profundidade, como se dois guitarristas estivessem tocando juntos.

Sobreposição parcial

A sobreposição parcial é aplicada somente às partes selecionadas da faixa, para dar ênfase e peso aos temas melódicos importantes. O processo é similar à sobreposição normal, mas você deve lembrar de se controlar quando a parte relevante passar.

"Overdub com oitava"

Tocando o mesmo riff uma oitava, ou oito notas, acima ou abaixo da original, você cria um som doce e forte. Isto funciona quanto a acordes também. Tocar a mesma sequência de acordes um oitava acima cria um efeito estilo "parede de som".

Harmonia

Ao invés de tocar a melodia uma oitava acima ou abaixo, você a toca em um intervalo harmônico agradável. É o mesmo princípio da harmonia melódica, mas com a mesma "voz" em cada parte. O riff principal em “The Boys Are Back In Town”, entre o refrão e o verso, apresenta uma incrível harmonia de guitarra.

Truques para usar loops sobrepostos na guitarra (overdub)
A parte melódica da guitarra em "Albatross" do Fleetwood Mac's tem overdubs melódicos (Gaye Gerard/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Overdub misto

Um overdub misto é quando você toca o mesmo riff ou melodia, mas usa um som de guitarra diferente. Por exemplo, o começo de “Ziggy Stardust” de David Bowie apresenta um riff de guitarra com overdub e com um violão. Esta técnica também aparece em “Into The Lungs of Hell” do Megadeth.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível