Truques de psicologia para ler linguagem corporal

Escrito por helena baker | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques de psicologia para ler linguagem corporal
Gesticular com as mãos pode significar muitas coisas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A leitura da linguagem corporal é tão importante para a interação com outras pessoas quanto o discurso. A maioria das pessoas não têm consciência de fazê-lo: a habilidade é aparentemente inerente. No entanto, você pode treinar para interpretar a linguagem corporal de outras pessoas, assim como controlar a sua própria. Essas técnicas são muito comuns em certos setores profissionais, como vendas, relações públicas e aplicação da lei, assim como em ambientes mais pessoais envolvendo flertes e amizade.

Outras pessoas estão lendo

Contato visual

A maioria das pessoas afirma que se alguém falha ao tentar contato visual, é porque está mentindo sobre alguma coisa. No entanto, o contato visual por si só é um indicador de tentativa de disfarçar emoções. Se você tentar manter contato visual o tempo todo enquanto conversa com alguém, provavelmente falhará. Esse contato pode significar agressão, em um sentido mais animal, e desperta uma resposta subconsciente e primitiva de nervosismo e desconforto. Pode até induzir medo e paranoia em algumas pessoas. Parece não fazer sentido, mas alguém que tenta mentir deliberadamente tenta com frequência manter contato visual por um tempo mais longo que o normal, em uma tentativa de fazer o interlocutor pensar que não está sendo enganado.

Mãos e aperto de mão

Gesticular com as mãos pode significar muitas coisas. Muitas pessoas simplesmente têm o hábito de gesticular compulsivamente quando falam, enquanto outras podem gesticular por irritação, nervosismo ou ao ter pensamentos profundos. Além de gesticular para dar ênfase, toques frequentes com as mãos nos braços podem indicar nervosismo. Tocar o rosto, o queixo, os lábios e as bochechas em especial, geralmente indica reflexão. Os apertos de mão são outra pista. Todos estão familiarizados com o aperto forte de mão tradicional ao se fechar negócios, mas esse tipo de pressão também é utilizado quando um indivíduo está tentando afirmar sua importância ou confiança. Um aperto de mão fraco e rápido é indicador de desconforto e medo.

Postura

A postura defensiva mais comum e reconhecível é estar de pé ou sentado com os braços cruzados sobre o peito. Esse é um indicador forte em particular nas mulheres, de que cobrir o peito pode esconder outras coisas e é um sinal de impedimento para os que estejam tentando flertar. Quando alguém está de pé ou sentado olhando para você com as mãos nos bolsos ou enganchadas no cinto, estão mostrando uma postura aberta. É uma posição indicativa de receptividade, de que o indivíduo está ouvindo e interessado no que você está falando. Além disso, se o individuo estiver sentado com pernas cruzadas, inclinado para trás ou meio de lado, é muito provável que esteja na defensiva. Se quiser fazer com que alguém se sinta mais confortável, certifique-se de adotar para si mesmo as posturas mais receptivas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível