on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Truques para uma única pessoa mover pedras grandes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Basta uma olhada rápida em antigas construções feitas antes do desenvolvimento de máquinas pesadas para ver que é possível mover grandes pedras somente com o poder dos músculos humanos. Os arqueólogos há muito imaginam como se deu a construção das grandes pirâmides do Egito, maravilhados com a engenhosidade do transporte de rochas tão grandes até o local da construção, e que depois ainda precisaram ser levantadas e alocadas no lugar necessário. Por sorte, a maioria das pessoas do tempo moderno que precisam mover uma pedra grande não está construindo um modelo em tamanho real das pirâmides egípcias. Para essas pessoas, há vários métodos disponíveis.

Com engenhosidade, é possível mover uma grande pedra somente com os músculos (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

O princípio da alavanca

Pequenas forças podem mover grandes massas usando uma alavanca com o fulcro colocado em local apropriado; essa lei básica da Física é geralmente creditada a Arquimedes, antigo engenheiro e cientista grego. O exemplo mais evidente disso é quando uma pessoa sozinha consegue mover uma pedra grande. Quase qualquer coisa pode ser usada como fulcro — outra pedra, um tijolo ou um pedaço grosso de madeira. Posicione-o perto da rocha que precisa ser movida. Para a alavanca, use um pedaço forte de madeira ou uma barra de metal resistente com cerca de 1,2 m de comprimento. Coloque a alavanca sobre o fulcro e sua extremidade sob a pedra. Em seguida, empurre a outra ponta para baixo, usando o fulcro, para que sua força seja suficiente para mover a rocha.

Loading...

Guincho

Uma ferramenta comum para a construção de cercas é o guincho de alavanca manual, que também pode ser empregado na remoção de pedras grandes. Acople uma extremidade dele a um objeto imóvel, como uma árvore ou um caminhão. A outra deve ser presa com faixas de náilon ou lona ao redor da pedra. Puxando a alavanca do guincho, uma única pessoa é capaz de mover uma rocha um pouco de cada vez usando muito menos força do que se tentasse simplesmente arrastá-la pelo chão.

Transportador

Os arqueólogos suspeitam que os construtores das pirâmides egípcias usavam um tipo grosseiro, mas eficiente, de correia transportadora. Uma interpretação moderna envolveria posicionar vários canos, horizontalmente, de frente à pedra na direção em que você quer movê-la. Coloque um pedaço de madeira compensada ou várias pranchas em cima dos canos. Com uma alavanca, coloque as rochas sobre as pranchas e, em seguida, puxe-as facilmente. A madeira vai se mover sobre os canos que rolam por baixo, carregando o peso com ela. Quando um cano sair por trás, pare um momento e coloque-o na parte da frente de novo.

Considerações

Ao usar uma alavanca ou o método de puxar, facilite o trabalho colocando a pedra sobre um pedaço de madeira compensada. A resistência entre a madeira e o chão será bem menor do que entre o chão e a pedra, tornando a tarefa mais fácil. Se você não tiver ferramentas de alavanca ou um guincho manual, pode simplesmente amarrar uma corda ou uma lona ao redor da rocha, prendê-la a um veículo e puxá-la para onde você quiser.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...