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Tudo fresco: 10 saladas imperdíveis para o verão

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Introdução

O verão está chegando e, com ele, a melhor pedida gastronômica da temporada: as saladas. É verdade que o hábito de comer salada deve estar presente o ano todo. Mas é no verão mesmo que a maior parte das pessoas troca as pesadas refeições pela leveza natural da boa e velha salada. O motivo? Além de serem uma opção muito mais saudável, as saladas têm nutrientes que ajudam a controlar o fluxo das reações químicas no organismo, o que traz mais disposição em épocas de calor intenso, quando nosso corpo costuma funcionar de modo diferente.

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Salada no prato e o corpo em dia

Sem falar que a ingestão de saladas oferece vitaminas, proteínas, minerais, fibras e lipídeos essenciais para manter nosso metabolismo em ordem. Elas ainda ajudam a reduzir os níveis de colesterol no organismo e são um elemento importante para combater qualquer tipo de doença. Confira agora as melhores opções de saladas para o próximo verão. Tem para todos os gostos e tipos. O importante mesmo é investir na alimentação leve e saudável. Bom apetite!

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Salada brasileira

Que tal uma salada tupiniquim para animar seu verão? A típica salada brasileira mistura alface com grãos de feijão. Em um recipiente, misture o feijão com cebola fatiada, cenoura cortada em cubos, um pedaço de músculo bovino cozido sem gordura e salsinha picada. Depois, é só temperar com vinagre balsâmico, azeite e sal. Molho de alho é uma mistura bem-vinda. A salada deve ser servida com o feijão frio. Se preferir, pode trocar o feijão por outros tipos de grãos, como o grão de bico.

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Salada de frutos do mar

Vai para a praia? Que tal misturar frutos do mar à salada de verão? Para isso, uma receita simples vai deixar a sua muito mais gostosa. Misture quatro folhas de endívia picadas, brócolis cozidos, agrião, pimentão vermelho fatiado. Depois, acrescente camarão e lula cortada em rodelas cozidos. Distribua bem as folhas antes de inserir os frutos do mar. O molho pode ser feito com uma mistura de iogurte desnatado, hortelã fresca e molho de camarão. Uma pitada de suco de limão e o prato está na mesa.

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Salada de salmão

Rica em vitaminas e nutrientes, a salada de salmão tem um atrativo fundamental para manter seu organismo saudável no verão. O ômega-3, uma gordura (do bem) poli-insaturada é abundante em peixes de águas frias e profundas, como o salmão. Além disso, tem efeito analgésico e previne doenças. Por isso, é importante que o ômega-3 faça parte da sua alimentação. A salada de salmão pode ser preparada com folhas verdes, cenouras raladas, tomate cereja, brócolis cozido e 200 g de salmão fresco. Acrescente uma colher de sopa de semente de girassol torrada para dar o toque final.

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Salada de queijo parmesão

Essa salada deve ser feita como uma mistura de folhas que podem ser escolhidas a gosto. Uma possibilidade é misturar 100 g de folhas verdes (alface americana, alface roxa, radicchio e rúcula). Cubra as folhas com pedaços de manga corttada em tiras, três figos picados em gomos e tomates em rodelas. Acrescente crôutons a gosto. Em uma chapa ou fritadeira, coloque o queijo parmesão, deixando-o gratinar. Depois, é só colocá-lo sobre a salada e bom apetite.

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Salada árabe

Que tal um toque do oriente em sua salada de verão? Nesses casos, a salada árabe é uma boa pedida. Sua principal característica é o creme feito junto com a salada. Para isso, misture maionese, creme de leite e uma pitada de ketchup ou molho de tomate. Em uma saladeira, coloque alface verde, grão de bico cozido, tomate picado e beterraba e cenoura raladas. Por fim, coloque o molho na salada e sirva em seguida.

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Salada de grão de bico

O grão de bico é um alimento saudável que atua de diversas formas para o melhor funcionamento de nosso organismo. Além do alto teor proteico, o grão de bico é composto por ferro e aminoácidos que contribuem na produção da serotonina, responsável por dar a sensação de bem estar, confiança e satisfação. A salada de grão de bico é bem fácil de preparar. Coloque um pimentão vermelho descascado em tiras junto com o grão de bico cozido, vagem, cenoura, salsinha, azeitona e pimenta. Aí é só temperar a gosto.

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Salada de batata com iogurte

Para quem prefere provar uma salada com um pouco mais de sustância e carboidratos, uma boa pedida é a salada de batata com iogurte. Antes de tudo, prepare o molho: misture um copo de iogurte natural, maionese, orégano, sal e pimenta. Junte um pepino picado e reserve. Depois, misture quatro batatas cozidas com vagem e regue com vinagre. Devagar, adicione o molho à mistura e boa refeição. Use sal e pimenta do reino à gosto.

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Salada de tomate cereja à provençal

Essa é para você que prefere uma salada mais vermelha do que verde. Uma típica salada de tomates contribui para uma melhor alimentação. Entre os muitos benefícios ao nosso organismo, o tomate ajuda a combater infecções e protege nosso corpo de problemas digestivos e pulmonares. Comece cortando os tomates ao meio. Fatie uma cebola em pedaços bem finos e misture com os dentes de alho picados. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Com o fogo desligado, insira os tomates na frigideira e deixe-a tampada por cinco minutos. A salada pode ser servida morna como acompanhamento para carnes, frangos ou peixes.

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Salada de verão

Para terminar, vamos à salada típica do verão. Com uma mistura curiosa de frutas e legumes, essa salada é uma opção bem leve que pode servir de entrada para algum outro prato na refeição. Separe em um recipiente o kani kama em lascas bem finas. Em outro refratário, misture pedaços de manga em cubos e abacaxi. Em seguida, ajeite as folhas de alface ao fundo e insira a manga e o abacaxi aos lados. O kani kama fica reservado para o centro da salada. Daí, é só polvilhar com pimenta-do-reino e bom apetite.