Tudo o que você precisa saber para montar seu próprio estúdio de rap

Escrito por serm murmson | Traduzido por rodrigo palorca
Tudo o que você precisa saber para montar seu próprio estúdio de rap
O rap é um estilo animado de música que pode ser produzido em um estúdio básico (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O rap é um estilo de música extremamente popular e está se tornando cada vez mais fácil reproduzi-lo. Se você está pensando em montar seu próprio estúdio, há alguns equipamentos que são necessários para produzir uma música de alta qualidade. É importante lembrar, claro, que ter os aparelhos não significa que você conseguirá obter o resultado desejado. A música é feita através de uma alma criativa e inspiradora, e, se ela estiver ofuscada pelo ganho financeiro, o resultado não será o mesmo.

Microfone

O microfone é o aparelho que capta os sons emitidos pelos músicos, portanto, é um componente de extrema importância para o estúdio. É necessário também um amplificador para aumentar o sinal e transmiti-lo ao dispositivo de gravação. Outro acessório importante é o protetor auditivo, que fica entre a base do microfone e a boca do artista; ele ajuda a reduzir o drástico efeito de certas consoantes como “p” e “s”.

Equipamentos de amostragem

Os equipamentos de amostragem são a base de muitas músicas de rap, uma reprodução de sons previamente gravados. Através deles, o rap se torna colagem sônica. Um dos aparelhos de amostragem mais popular é o Akai Music Production Center (MPC), que presenteia o usuário com múltiplos pads que são usados para tocar amostras previamente armazenadas. O registro é uma das fontes de amostras mais utilizadas, porém, elas podem derivar de qualquer fonte de áudio. Muitas ferramentas de gravação de computador têm bancos de amostras disponíveis, e eles podem ser usados como instrumentos poderosos de amostragem.

Dispositivo de gravação

Basicamente, você precisará de um dispositivo de gravação para preservar o som. Um dos dispositivos mais comuns é o computador, para isso, você precisará de uma interface de áudio para converter suas músicas em um formato que ele reconheça. Se você não for usá-lo para gravar as músicas, ele será útil para outras funções no estúdio. Outra opção é o gravador de bobina, que fornece um som de qualidade, mas dificulta a edição da gravação.

Instrumentos

Ter outros instrumentos em seu estúdio será de grande ajuda -- mesmo que suas músicas de fundo sejam compostas de amostras, nunca se sabe quando a vontade de baixar músicas originais aparecerá. Alguns instrumentos como bateria, teclado, guitarra e baixo são úteis no dia a dia de um músico.

Isolamento

Para impedir que o som vaze, você precisará de algum tipo de isolamento para bloquear e redirecionar as ondas sonoras. É necessário isolar as paredes externas para conter o som dentro do estúdio e bloquear qualquer tipo de som externo. Os defletores portáteis também são importantes -- caso você esteja gravando mais de um áudio ao mesmo tempo, você precisará colocar os defletores entre as fontes de som e o microfone para que cada um deles atraia o som, principalmente a partir de uma única fonte.

Fones de ouvido

Os fones são essenciais caso você esteja usando algum tipo de overtub. “Overtubbing” é a processo de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação anteriormente realizada. A voz do rapper é gravada praticamente em cima de uma faixa já existente, e ele precisa ouvir sua própria voz enquanto estiver gravando.

Monitores

Os monitores são alto-falantes que permitem escutar as músicas que já foram gravadas. Eles são uteis tanto durante o processo de gravação quanto no de reprodução.

Mesa de mixagem

Uma mesa de mixagem é um painel de controle no qual você pode ajustar os níveis de sinais de entrada e de saída de áudio. A mixagem é normalmente feita depois que o som foi gravado, mas é parte crucial na produção de uma música. Embora vários computadores tenham mixagem virtual, um aparelho físico permite um processo de mistura mais fluente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível