×
Loading ...

Tumore no pescoço e rosto de um cachorro

Atualizado em 10 abril, 2017

Tumores cancerígenos podem aparecer em uma grande variedade de áreas em um cachorro, assim como em humanos. Algumas localizações de tumores são mais comuns do que outras, incluindo o câncer da boca e tumores no rosto ou no pescoço. Os tumores de câncer também podem se desenvolver dentro do nariz ou garganta. Alguns tumores no pescoço e rosto do cachorro são completamente inofensivos e benignos, enquanto outros são malignos e têm o risco de espalhar.

Tumores no pescoço e rosto são comuns em cachorros (dog face image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Tipos

Alguns tipos de tumores são mais comuns do que outros, como o câncer da boca ou nariz. Esses tumores podem indicar a presença de câncer no nariz ou boca ou uma região próxima como a tireoide ou no pescoço. Os tumores de câncer também podem aparecer em volta do lado de fora da boca, no queixo e no pescoço. Existem dois tipos básicos de tumores: Tumores benignos não se espalham e oferecem uma melhor taxa de sucesso na remoção, enquanto tumores malignos crescem e se espalham e normalmente oferecem uma dificuldade maior para a remoção.

Loading...

Prazo

A severidade do câncer é abordada por etapas, um processo que descreve a natureza do tumor e se ele já se espalhou para outros lugares no rosto, pescoço ou corpo. Com tumores de melanoma no rosto, o tamanho possui um impacto na taxa de sobrevivência do cão. O estágio do tumor também é importante, pois qualquer melanoma que já se espalhou (estágio 2) provavelmente terá um prognóstico não tão bom. Com o osteossarcoma no rosto ou pescoço, a localização do tumor tem um papel mais importante, especialmente se já espalhou para os tecidos ao redor, o que diminuirá a taxa de sucesso na remoção.

Diagnósticos

O diagnóstico de tumores no pescoço e no rosto começa com um exame completo, contagem das células sanguíneas e um perfil de química. A análise da urina também pode ajudar a avaliar a saúde geral do paciente. Radiografias orais e do peito indicarão a localização do tumor e se o câncer já se espalhou. O veterinário então fará uma biópsia do tipo de câncer. A análise do tecido ao redor ajudará a determinar como o câncer se espalhou para que ele possa determinar um programa de tratamento.

Tratamento

No câncer da boca. a maxilectômia ou mandibulectomia pode ser necessária, removendo a mandíbula superior ou inferior para prevenir que o câncer se espalhe. Quando o turmo é menor, uma parte do osso da mandíbula pode ser removido. Na maior parte das outras formas de câncer facial e no pescoço, o tumor é tipicamente removível sem exigir uma cirurgia extensiva, a não ser que esteja se espalhando ou que tenha ocorrido a metástase. Em casos no o tumor já se espalhou, a terapia de radiação pode ser o melhor curso de ação.

Opinião do especialista

"Embora muitas massas, galos e tumores não sejam perigosos ao cachorro, se estiver preocupado sobre mudanças físicas no rosto ou pescoço de seu cão, consulte um veterinário," diz Caroline Tanaka, uma veterinária particular em Austin, no Texas. "Como os tumores da boca, nariz e outros lugares no rosto e pescoço podem se espalhar e piorar tão rapidamente, ter um diagnóstico adequado antecipadamente é de uma importância vital".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...