Tumores do nervo ciático

Escrito por casey kanen | Traduzido por eduardo horst maidana
Tumores do nervo ciático

Dor nas costas e região posterior das coxas e pernas pode ser indicativo de lesões no nervo ciático

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

O nervo ciático, ou isquiático, é o mais largo e longo nervo do corpo humano. Ele vai da região lombar até as pernas. Um tumor pode ser desenvolver no nervo ciático se houver um crescimento ou replicação anormal de células de seu tecido nervoso, ou do tecido conjuntivo que o envolve. Uma vez que o tumor se desenvolve, ele geralmente é acompanhado de sintomas como dor, dormência ou paralisia. Esses tumores devem ser tratados imediatamente para prevenir dano tecidual, extenso desconforto do paciente e até morte.

Outras pessoas estão lendo

Importância

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

Tumores de nervo ciático ocorrem quando células no tecido nervoso exibem um crescimento anormal ou se reproduzem inapropriadamente. Os sintomas podem incluir descoloração da pele, dor, dormência, formigamento, debilitação ou, em casos graves, morte causada pelo dano a estruturas vitais localizadas na região. Um tumor de nervo ciático é também chamado de schwannoma, um termo utilizado para descrever tumores nervosos que crescem na perna, braço ou na região lombar. Schwannomas podem ser malignos (cancerosos) e causar risco de morte.

Neurofibromatose

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

Neurofibromatose é o termo utilizado para descrever crescimentos anormais no tecido nervoso. Existem basicamente dois tipos de neurofibromatose: NF1 e NF2. NF1 é a mais comum e pode causar tumores associados com descoloração da pele e danos ósseos. Os sintomas de NF1 aparecem geralmente ao nascimento. NF2 é muito menos comum. Ocorre quando o tumor ou complicação do tecido nervoso é bilateral (ocorre nos dois lados do corpo).

Ciatalgia

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

Tumores no nervo ciático podem causar um sintoma conhecido como ciatalgia. Esse sintoma é caracterizado por dor na região lombar que se irradia para as nádegas e perna. Sensação de dormência ou formigamento nas pernas podem também ser indicativos de ciatalgia. Nos casos graves, a ciatalgia pode resultar em perda de controle da bexiga e intestino.

Tratamento

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

O tratamento dos tumores de nervo ciático geralmente envolve cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou alguma combinação desses três. Se a cirurgia for necessária, o médico fará uma incisão na perna, nádegas ou região lombar e removerá fisicamente o máximo de tumor possível. Quimioterapia não é comumente usada para tratar tumores de nervo ciático. Apesar de ela poder diminuir ou conter o tumor, geralmente não o cura.

Aviso

pain ii image by Mykola Velychko from Fotolia.com

Como os tumores de nervo ciático podem ser cancerosos, é essencial que você procure seu médico imediatamente. Tumores crescem com o tempo. Portanto, descobrir um tumor no nervo ciático em seus estágios iniciais pode melhorar o tratamento e o prognóstico da pessoa. Fale com seu médico ou profissional de saúde imediatamente se você apresentar sintomas de dor aguda ou crônica, imobilidade, formigamento ou dormência na região lombar, pernas ou nádegas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media