Tutoriais de jogos no Microsoft Excel

Escrito por james highland | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutoriais de jogos no Microsoft Excel
Tutoriais de jogos no Microsoft Excel (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O Microsoft Excel é um programa versátil, capaz de realizar muitas tarefas. Gerenciamento de dados, gráficos e relatórios são normalmente criados usando o programa. Mas o conjunto de ferramentas do Excel se estende a uma ampla variedade de aplicações, limitado apenas pela criatividade. A combinação de fórmulas, controle de gráficos e programação integrada de Visual Basic torna o programa adequado para criação de jogos.

Outras pessoas estão lendo

Declarações condicionais

É possível criar aplicações atraentes no Excel usando nada mais do que suas fórmulas condicionais embutidas. Em particular, a declaração "Se" permite uma interatividade considerável quando utilizada com perguntas como trívias. O programa pode acompanhar as respostas de um usuário e oferecer a percentagem de precisão em suas respostas. Desta forma, um jogo neste modelo poderia até ser usado como uma ferramenta de produtividade divertida para medir o conhecimento de um funcionário em um determinado assunto.

O conceito é simples. A planilha do Excel contém uma série de perguntas. Em uma folha separada ou em uma coluna separada, estão listadas as respostas para essas perguntas. Para evitar que o usuário veja as respostas, as células que contêm o texto podem ficar escondidas, usando os recursos de segurança do programa. A área de proteção de cada caixa de diálogo "Formatar células" para as células de resposta pode ser definida em conjunto com as configurações gerais de segurança de planilha fornecidas no menu "Ferramentas".

Cada questão contém três células: a questão em si, uma célula para a resposta do usuário e uma célula de fórmula adjacente para comparar sua resposta com a resposta correta. A célula de comparação contém uma simples fórmula "Se" para determinar se a célula de resposta é idêntica à das células de resposta observadas em qualquer outra parte do documento. O resultado da declaração "Se" pode ser "Correto!" ou "Errado!" ou o que o criador preferir. Uma série de perguntas triviais ou outras aplicações humorísticas podem ser implementadas nesta estratégia para criar um jogo divertido baseado em texto.

Visual Basic

Aplicações de jogos mais agressivas podem ser construídas no Excel usando a linguagem de programação Visual Basic. Isso amplia a funcionalidade do Excel em muitas direções emocionantes. Os conteúdos e as cores exibidas nas células podem mudar rapidamente, com base em teclas de usuários ou de entrada de texto. Jogos que lembram o popular programa Campo Minado são possíveis, assim como os labirintos (Veja as Referências 1 e 2). A melhor maneira de entender a estrutura desse estilo de jogo é visualizar o código do Visual Basic de jogos já escritos. Ambos GameDev.net e Pearson Software Consulting oferecem downloads gratuitos de Excel com código-fonte aberto para seus jogos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível