Tutoriais de macros para e-mails do Excel

Escrito por steven white | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutoriais de macros para e-mails do Excel
Tutoriais de macros para e-mail do Excel (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O Microsoft Excel oferece a funcionalidade de e-mail através do uso de macros do Visual Basic (VBA). Esses e-mails podem consistir de textos simples ou usar HTML para incluir formatações e imagens personalizadas. Os e-mails são totalmente personalizáveis porque são montados parte a parte pelo código VBA. Cada aspecto do correio eletrônico pode ser gerado dinamicamente com base nas informações da planilha, similar à maneira como funciona uma mala direta.

Outras pessoas estão lendo

Configuração

O primeiro passo é criar um macro VBA. Para isso, abra o menu "Tools" (Ferramentas), vá até "Macro" e selecione "Visual Basic Editor" (Editor do Visual Basic). No editor, vá ao menu "View" (Visualizar) e selecione "Code" (Código). Escreva o código e salve-o aqui; então poderá editá-lo conforme necessário.

Código do e-mail

Há algumas maneiras diferentes de codificar os e-mail. Caso esteja usando um serviço de e-mail como o Outlook, pode fazer com que o Excel preencha uma mensagem e use as configurações já armazenas lá. Caso contrário, é possível configurar tudo relativo ao código manualmente usando a CDO (criação de objeto). Isso é ideal caso o macro seja executado em vários computadores que não podem usar o mesmo serviço de e-mail. O código deve ser parecido com este:

Set myMessage = CreateObject("CDO.Message") Set myConfig = CreateObject("CDO.Configuration") With myConfig .Item("http://schemas.microsoft.com/cdo/configuration/sendusing") = 2 .Item("http://schemas.microsoft.com/cdo/configuration/smtpserver") = your.smtp.server .Item("http://schemas.microsoft.com/cdo/configuration/smtpserverport") = 25 .Update End With With myMessage Set .Configuration = myConfig .To = "" .From = "" .Subject = "" .TextBody = "" .Send End With

Configurações do e-mail

Na seção de configuração, o valor "SendUsing" não deve ser alterado. O nome e a porta do servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de transferência simples de e-mail) deve ser configurado com base no seu servidor de e-mail e/ou requisitos do ISP. Seu ISP poderá bloquear a porta 25 para prevenir spam, então você poderá precisar usar as configurações do servidor SMTP.

Personalização do e-mail

Para enviar o e-mail para vários destinatários, os endereços devem ser separados por ponto e vírgula. As opções ".CC" e ".BCC" poderão ser definidas para enviar duplicações e cópias da mensagem. A opção "TexBody" pode ser substituída por ".HTMLBody" para usar um formato HTML. Para configurar uma mensagem de alta prioridade, você poderia adicionar ".Fields("urn:schemas:mailheader:x-Priority) = 1" antes da linha ".Send". Da mesma forma, você pode usar ".Fields("urn:schemas:mailheader:return-receipt-to") =" para solicitar um e-mail de confirmação mostrando que o destinatário abriu a mensagem.

Gerar o e-mail

Para enviar e-mails, você deverá executar o macro ou configurar um botão que faça isso por você em uma planilha. Para inserir um botão, abra "View" (Visualizar), vá à "Toolbars" (Barra de ferramentas) e selecione "Forms" (Formulários). Ao inserir um botão na barra de ferramentas, lhe será solicitado abrir um macro para ele. Cada um dos valores que estão configurados podem ser retirados das células da planilha, de modo que eles possam ser preenchidos sem alterar o código. É possível usar o código VBA para personalizar dinamicamente todas as configurações do e-mail e até mesmo enviar vários e-mails de uma só vez.

Tutoriais de macros para e-mails do Excel
.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível