Tutoriais para personagens em animação 2D

Escrito por andrew dewitt | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutoriais para personagens em animação 2D
Expressões faciais

A animação dos personagens é fundamental para criar um desenho animado convincente. É de responsabilidade do animador criar personagens que são únicos e atraentes. Um personagem pode ser projetado de forma brilhante, mas se ele não se mover ou agir de uma maneira interessante, o público irá ficar entediado. Na animação 2D, os artistas devem desenhar cada aspecto e quadro da animação, o que requer uma grande quantidade de conhecimento sobre expressão e movimentos humanos.

Outras pessoas estão lendo

Expressões faciais

As expressões faciais ajudam a definir muitos aspectos de um personagem. Elas podem ajudar a mostrar seu humor, personalidade geral e pensamentos. Se um personagem recebe uma má notícia inesperada, a sua expressão facial pode transformar-se lentamente de um sorriso para uma cara aborrecida em uma série de quadros. Se um personagem fica furioso por algo que está acontecendo, seu rosto normal pode lentamente começar a ficar vermelho, enquanto linhas de tensão surgem em sua testa e ele franze o rosto. Um personagem que está experimentando alívio pode ter um sorriso lentamente aparecendo em seu rosto.

Tutoriais para personagens em animação 2D
Expressões faciais

Linguagem corporal

A linguagem corporal também colabora na animação de um personagem. Ela pode dar ao público uma ideia imediata do que está passando na mente de um personagem. Um personagem que estiver com seus braços cruzados enquanto outro está falando transmite uma imagem distante ou defensiva. Você pode animar um personagem enfurecido com movimentos repentinos dos membros e da cabeça. O rosto pode se virar constantemente para os lados procurando por algo que não está lá para reforçar o sentimento de irritação

Um bom exercício para aumentar o seu conhecimento sobre linguagem corporal é observar as pessoas em um parque. Faça rascunhos rápidos de como as pessoas conversam e se movimentam. Observe o humor da pessoa e utilize isto como uma referência mais tarde, em sua animação.

Tutoriais para personagens em animação 2D
Linguagem corporal

Cadência

A velocidade com a qual seu personagem age pode ter um impacto significativo sobre a forma como será visto pelo público. Personagens muito ativos podem contorcer mais os seus membros e terminar os movimentos em menos quadros do que os personagens normais. Os preguiçosos ou sonolentos terão mais quadros para realizar os mesmos movimentos básicos que os personagens normais.

A velocidade com que um personagem se move também pode ditar a sua emoção. Pessoas satisfeitas tendem a mover-se mais lentamente e com paciência. Pessoas com raiva andam com movimentos rápidos e abrangentes. Pessoas tristes movem-se lentamente quando estão sozinhas, mas se afastam depressa de grupos de pessoas. Leve tudo isso em conta ao animar seus personagens.

Tutoriais para personagens em animação 2D
Cadência

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível