Mais
×

Tutorial das barras de ferramentas do AutoCAD

Atualizado em 17 abril, 2017

O AutoCAD é um aplicativo de design auxiliado por computador que costuma ser usado para criar plantas de construções e outros desenhos arquitetônicos. O programa, lançado pela primeira vez em 1982, foi o primeiro programa CAD para computadores. A primeira versão tinha apenas alguns poucos objetos simples, com os quais o usuário podia fazer desenhos. O AutoCAD de hoje, pelo contrário, possui ferramentas para criar qualquer desenho imaginável. Assim como muitos programas de computador, o AutoCAD possui barras de ferramentas que variam de acordo com a função do aplicativo que o usuário acessa. O AutoCAD oferece também aos usuários a possibilidade de personalizar as barras de ferramentas, adicionando ou removendo ferramentas delas.

Instruções

Aprenda a trabalhar com as barras de ferramentas do AutoCAD (drafting image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Abra o AutoCAD e localize a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido no canto superior esquerdo da janela de aplicativos. Essa barra personalizável inclui as ferramentas para criar de novos documentos, abrir documentos existentes e desfazer e refazer operações.

  2. Clique na seta "para baixo" no final da Barra de Acesso Rápido e selecione a opção "Mostrar barra de menus" para exibir a barra de ferramentas clássica do AutoCAD. Essa barra de ferramenta possui rótulos de menus, tais como "Arquivo", "Editar" e "Ferramentas".

  3. Selecione a seguinte sequência de itens na barra de ferramentas clássica: "Ferramentas", "Barras de ferramentas", "AutoCAD". Agora selecione a opção "Modelagem" no menu longo que aparece. Essa barra de ferramentas possui formas primitivas em 3D, tais como um cubo, uma esfera e um cone.

  4. Execute qualquer comando na nova barra de ferramentas: Clique em qualquer opção da barra de formas primitivas 3D. Depois, clique e arraste na janela principal para criar uma forma 3D primitiva.

  5. Mova a barra de ferramentas para o fim do lado esquerdo da barra de ferramentas de modelagem e a arraste. Repare que a barra de ferramentas se move junto com o cursor de seu mouse. Uma barra de ferramentas que consegue se mover dessa forma é chamada de barra de ferramentas "flutuante". O oposto, a barra que é fixa em uma posição da tela, chama-se barra "ancorada".

  6. Dê um clique duplo na parte mais à esquerda da barra de ferramentas de modelagem. Note que a barra de ferramentas pula sobre a janela principal de desenho e ancora-se ali.

  7. Para travar a barra de ferramentas, clique com o botão direito sobre qualquer parte da barra de modelagem e selecione os seguintes comandos: "Travar localização", "Todos" e "Travado".

  8. Tente clicar e arrastar a barra para verificar que a barra de ferramentas de modelagem ficou travada. Repare que você não consegue arrastá-la. Destrave a barra de ferramentas repetindo o passo 7, mas selecionando a opção "Destravado", ao invés de "Travado". Tente novamente a operação de clicar e arrastar. Repare que agora você consegue arrastar a barra de ferramentas.

  9. Comece a adicionar ou apagar ferramentas da barra de ferramentas: Clique com o botão direito em qualquer lugar da barra de modelagem e selecione a opção "Personalizar". Note que aparece uma nova janela (chamada "Personalizar interface do usuário") que mostra uma lista completa de ícones de ferramentas.

  10. Clique e arraste qualquer uma das ferramentas à barra de modelagem. O AutoCAD vai reexibir a barra de ferramentas para mostrar a nova ferramenta que você acabou de adicionar. Para remover uma ferramenta da barra de ferramentas de modelagem, clique nele e o arraste para qualquer local da tela (exceto para a própria barra). O AutoCAD vai mostrar uma pergunta pedindo confirmação de que você deseja remover a ferramenta.

  11. Clique em "OK na janela de "Personalizar interface do usuário" para fechar a janela.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article