on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tutorial para criar formulários VBA no CorelDRAW

Atualizado em 17 abril, 2017

O CorealDraw é um programa para criação de desenhos e projetos personalizados. Uma de suas ferramentas, o Visual Basic for Applications (VBA), é um ambiente de linguagem e programação que permite criar formulários personalizados usando a funcionalidade que o programa oferece em sua interface de usuário padrão. Um passo essencial na criação de um formulário é definir o objetivo do programa que exibe e troca dados do usuário com o formulário. A vantagem de se criar formulários com o Corel VBA é fornecer uma extensão de interface de usuário Draw adaptado à sua equipe de trabalho.

Instruções

A barra de ferramentas "VBA UserForm" possui comandos para alinhar controles no formulário (binary world image by Attila Toro from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Abra o Corel, crie um novo documento pressionando "Ctrl+N" e clique em "Ok" na caixa de diálogo "New Document" (Novo documento).

    Loading...
  2. Pressione "Alt"+"F11" para entrar no ambiente de desenvolvimento integrado (ou IDE), onde você criará um formulário personalizado.

  3. Clique no item "UserForm" no menu "Insert" (Inserir) para criar formulário em branco que você personalizará usando os controles VBA, como botões e caixas de texto.

  4. Clique em "Tool Box" (Caixa de ferramentas) no menu "View" (Visualizar) para expor uma paleta de controles para colocar no novo formulário. O prorama que você escreverá com alguns controles dessa paleta permitirão aos usuários do programa especificarem o número de novas páginas a serem adicionadas ao atual documento do CorelDRAW. Este projeto ensinará vários procedimentos necessários para trabalhar com formulários VBA do CorelDRAW.

  5. Clique com o botão direito em qualquer lugar da barra de ferramentas IDE e clique no item "UserForm".

  6. Arraste uma caixa de texto da paleta de ferramentas para o formulário, clique no botão "Center Horizontally" (Centralizar horizontalmente) na barra de ferramentas. O VBA colocará a caixa de texto horizontalmente centralizada no formulário.

  7. Arraste um botão de controle da paleta para uma posição abaixo da caixa de texto. Clique novamente em "Center Horizontally" para centralizá-lo horizontalmente no formulário.

  8. Dê um duplo clique no botão de controle para inserir o ambiente de escrita de código, depois cole o seguinte código acima da sentença "End Sub" para adicionar novas páginas ao documento atual:

    dim n n = TextBox1.Value CorelDRAW.ActiveDocument.AddPages (n)

  9. Pressione "F5" para executar o programa e mostrar o formulário concluído no passo 7. Digite qualquer número inteiro diferente de zero na caixa de texto e pressione o botão do formulário.

  10. Pressione "ALT"+"F4" para fechar o formulário e encerrar o programa, depois pressione "ALT"+"F11" para retornar à interface de usuário padrão. O documento terá o número de páginas especificado no formulário personalizado.

Loading...

O que você precisa

  • CorelDraw

Referências

Loading ...
Loading ...