Tutorial para iluminação exterior no VRay

Escrito por mark anderson | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial para iluminação exterior no VRay
Imagens geradas pelo computador podem ser realisticamente iluminadas com facilidade usando os renderizadores do V-Ray. (mountain montblanc rendering image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

O V-Ray é um mecanismo de renderização desenvolvido pelo Chaos Group como um programa plug-in para softwares de modelação 3-D. É um padrão entre os artistas gráficos de computador e os designers e é compatível com a maioria dos programas de 3-D, como o 3ds Max, o Google Sketchup e o Autodesk Maya. Uma luta comum entre os iniciantes do V-Ray é o menu aparentemente complexo e os parâmetros de cálculo da iluminação. Porém, seguir algumas dicas pode ajudar os novos usuários a facilmente aprender os conceitos padrões de iluminação.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • 3DS Max 2009
  • Plugin V-Ray para 3DS Max

Lista completaMinimizar

Instruções

    Configurações de câmera

  1. 1

    Abra o 3DS Max e o modelo que deseja iluminar. O primeiro passo para iluminar o ambiente exterior é criar uma câmera do V-Ray. Na barra de criação do lado direito, clique em "Câmeras" e selecione "VRay" no menu que abre.

  2. 2

    Clique na opção intitulada "Câmera Física VRay" e clique e arraste para seu ambiente para criar uma câmera nova. Ajuste o posicionamento da câmera com a Ferramenta de Movimento (o atalho é o botão "W").

  3. 3

    Clique no Painel de Modificação na parte direita da interface. Mude o valor numérico para 4.0.

    Instalação da iluminação

  1. 1

    Crie um Sistema de Sol e Céu V-Ray. No menu de criação, clique em "Luzes" e selecione "VRay" do menu que abre. Clique em "Sol VRay" e clique e arraste para seu ambiente para criar o sistema de luz solar. Depois de clicar, o programa pergunta se "Você quer adicionar automaticamente Mapa de Ambiente VRaySky". Clique em "Sim".

  2. 2

    Mova o Sol (Não o Alvo do Sol) que você criou para cima ou para baixo na direção Z para ajustar o período do dia na sua imagem. Quanto mais perto o sol é do plano XY, mais a luz vai funcionar como pôr do sol.

  3. 3

    Adicione luz ambiente para ajudar no sistema de sol e céu. Aperte "F10" para abrir o "Menu de Renderização". Embaixo de "VRay", expanda o "VRay: Ambiente" e ative o "Ambiente GI (luz solar)". Dependendo do período do dia que você quiser renderizar sua imagem, escolha a cor da luz que vai combinar com o pôr do sol ou com a luz do meio dia. Mude o valor do "Multiplicador" para .8, ajustando para adequar a sua cena.

  4. 4

    Ative o "VRay: Iluminação Indireta (GI)" no menu "Iluminação Indireta" no seu "Menu de Renderização". Selecione Mapa de Irradiação como seu "Saltos principal motor GI" e Cache de Luz como seu "Saltos primários do motor GI". Clique em "Renderizar" e agora você tem um ambiente exterior iluminado com o sistema V-Ray.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível