Tutorial da máquina de costura Overlocker

Escrito por joanne thomas | Traduzido por tiago neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Uma Overlocker (também conhecida como overloque) é um tipo de máquina de costura usada tanto industrialmente como domesticamente para costura de bainhas e corte de tecido tudo de uma só vez. Existem vários tipos diferentes de overlockers e todos eles têm agulhas e dedos que fazem pontos e múltiplas linhas para conter as bordas de uma costura, enquanto, simultaneamente, é feito o corte na borda do tecido.

Outras pessoas estão lendo

Ponto de costura e modo de usar

Diferentes modelos são capazes de criar diferentes tipos de pontos que são utilizados para diferentes situações. As overloques utilizam três, quatro ou cinco linhas, cada qual em um cone individual. Para algumas necessidades de costura, uma overloque é usada sozinha, mas algumas vezes é junto de uma máquina comum. Uma overloque costura de forma consideravelmente mais rápida do que uma máquina de costura regular e elimina algumas das etapas envolvidas na costura regular porque, pois suas as costuras são pré-finalizadas. Uma overloque é útil mesmo quando se costura elástico, tecidos e malha, o que pode ser difícil para uma máquina regular. Ela mantém todas as camadas do seu tecido de forma uniforme, criando costuras duráveis e estáveis. Para costurar tecidos não elásticos, como linho e lã, uma máquina de costura regular é geralmente usada e, em seguida, as bordas cruas da costura são finalizadas com uma overloque. Os pontos laçados criados por essas máquinas também podem ser utilizados para efeito decorativo.

Prática e Tensão

Antes de usar sua overloque para costura, conheça a máquina e saiba como configurar corretamente a tensão do ponto. Antes de iniciar você deve estar acostumado a com os diferentes tipos de pontos e técnicas que precisa para começar a costurar. Use um pedaço do tecido e pratique uma costura simples. Se os pontos estiverem todos corretos, organizados, planos e traçados em uma sequência ao longo da borda, sem dobra, a tensão está correta. Caso contrário, você precisa ajustar a tensão de cada fio até que os pontos fiquem perfeitos. Geralmente, se as linhas estiverem puxando a parte da frente do tecido, reduza a tensão superior, caso estejam puxando a parte de trás do tecido, diminua a tensão inferior. Se você é um novato no uso dessa máquina, pode aprender como ela funciona usando cores contrastantes para cada fio, passe algum tempo ajustando a tensão de cada segmento e analise os resultados. Consulte o manual da máquina para obter instruções específicas para o seu modelo.

Costurando

Para começar a costurar com uma overloque, faça alguns pontos sem tecido na máquina até que tenha uma sequência de fios com poucos centímetros de comprimento. Faça um par de pontos no tecido, tire um pouco de pressão sobre o pé da máquina e a agulha. Levante o calcador e a agulha, em seguida, coloque a linha embaixo o calcador e ao longo da costura voltada para você. Levante o calcador e a agulha, costure sobre ele por cerca de dois centímetros e meio, então mantenha a sequência para a direita para ser cortado pelas lâminas. Isso cria uma costura segura, semelhante à costura de uma máquina regular. Da mesma forma, quando chegar ao final da costura, levante o calcador, gire o tecido e costure por cima da costura por cerca de dois centímetros e meio; dê o acabamento costurando do lado de fora do tecido. Ligue a máquina para criar uma sequência de alguns centímetros e depois corte a ponta da sequência mais próxima do tecido, para não ficar pontas. Para fazer uma costura francesa com uma overloque, costure ao longo das bordas pelo lado avesso do tecido, vire para o lado direito e costure uma linha de pontos em linha reta com uma máquina de costura regular. Isso esconde as bordas e é adequado para tecidos finos. Você pode equilibrar a costura dobrada cobrindo o tecido com uma tira estreita e costurando sobre ela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível