Tutorial de roupas no Poser Pro

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por victor rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Poser Pro é um programa de animação e renderização 3D amplamente utilizado por profissionais e entusiastas. O programa possui um conteúdo já pré-instalado, mas o o usuário pode também adicionar conteúdo ou importar produtos de outros programas. O Poser Pro oferece muitos dos recursos disponibilizados também por outros programas, como Autodesk Maya ou Cinema4D, mas a um custo muito menor. Um dos recursos mais úteis do Poser Pro é o "Cloth Room" (Quarto das Roupas), que permite ao usuário adicionar simulações de roupas nos modelos que se movem de acordo com os movimentos, vento e gravidade.

Outras pessoas estão lendo

Encontrar roupas

Existem muitos sites que vendem roupas para serem usadas no Poser, como o Daz3D e o Renderosity, esse último ainda oferece itens grátis que você pode baixar e usar. O mais importante quando se escolhe uma roupa, é ter em mente que elas são criadas para um tipo específico de modelo. Se você for usar o modelo do James, incluído gratuitamente no Poser, em simulações de roupa, você não poderá roupas concebidas para o modelo Michael do Daz3D.

Carregando a biblioteca de roupas

Quando tiver baixado um item de roupa, você deve instalá-lo na biblioteca do Poser, e se o item vier como um arquivo de instalação no formato exe, inicie a instalação e certifique-se de de que o item será alocado em seu disco rígido. O seu item pode vir também em forma de um arquivo comprimido (a maioria das bibliotecas gratuitas oferecem dessa forma), se for o caso, extraia o arquivo para o caminho, que deve ser padrão, assim ele deve ser extraído no caminho correto (tome nota desse caminho, já que ele irá ajudá-lo a encontrar o item na biblioteca).

Vestindo os modelos

Abra o Poser e apague o modelo padrão, já no cenário. Vá até "Figures library" (Biblioteca de modelos), do lado direito, e selecione o personagem que planeja utilizar. Com um clique duplo, carregue-o para o cenário. Você deve procurar a roupa que deseja utilizar, na biblioteca de modelos, e selecionar clicando no ícone de fecha dupla na parte inferior do painel da biblioteca. A roupa será carregada no modelo. Posicione-o utilizando os "Parameter Dials" (Seletores de Parâmetros), e não se preocupe com a roupa na figura.

Utilizando

Clique na aba "Cloth Room" (Quarto das Roupas) na parte superior e clique em "Simulate" (Simular) e nomeie-o da forma que desejar, clicando em "OK" após fazê-lo. Clique no botão "Clothfy" (Utilizar Roupas), e selecione quais modelos você deseja que utilizem a simulação de roupa e clique em "OK". No próximo passo, clique no botão "Collide Against" (Colisão) e, dentre as opções oferecidas, selecione os objetos no cenário que você deseja que as roupas colidam, ou seja, não as atravesse. Selecione "Body" (Corpo) do modelo e do chão e talvez "Hands" (Mãos), já que os movimentos geralmente as deixam atravessá-las. Novamente clique em "OK" e clique em "Calculate Simulation" (Calcular Simulação). Esse passo deve levar algum tempo, de acordo com a configuração de seu computador, e quando estiver feito, sua simulação estará pronta para ser renderizada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível