Tutorial sobre o método "Normal Mapping" no 3DS Max

Escrito por mark anderson | Traduzido por bruno queiroz
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O "Normal Mapping" é uma técnica geralmente utilizada no desenvolvimento de jogos de videogame em 3D. O conceito básico consiste na utilização de um arquivo de imagem, denominado "normal map", que irá gerar detalhes em um modelo. Esse método elimina a necessidade de modelos com muitos polígonos.

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Crie modelos simples e complexos

Os modelos considerados simples são aqueles que possuem poucos polígonos em sua estrutura, já os complexos possuem vários e polígonos complexos. Comece a modelar um objeto no 3D Studio. Quando a forma geral dele estiver concluída, duplique-a apertando as teclas "Ctrl+V" para copiá-lo. Continue a acrescentar detalhes no novo objeto, pois esse será o modelo complexo que será utilizado pelo programa 3D Studio para gerar uma textura de "normal map" (mapa normal).

Nivele o modelo simples

Desfaça as coordenadas UVW desse modelo selecionando a opção "Unwrap UVW" da guia "Modify" no menu do lado direito. Clique no botão "Edit" e, em seguida, em "Mapping" e "Flatten Mapping" no menu suspenso.

Crie o mapa normal

Clique em "Render" e depois em "Render to Texture..." para abrir a janela de geração de textura. Habilite a opção "Projection Mapping" e selecione o modelo complexo como o alvo. Clique no botão "Add" e escolha a opção "Normals Map" na lista que será exibida. Clique agora em "Render" para criar seu mapa normal como sendo um arquivo de imagem.

Aplicando o mapa normal ao modelo simples

Aperte "M" para exibir o Materials Editor (Editor de materiais). Clique em um material da lista e desça o menu "Maps". Clique no botão "None" próximo ao mapa "Bump". Clique duas vezes em "Normal Bump" na lista em exibição. Clique novamente no botão "None" próximo da palavra "Normal" e selecione a textura de mapa normal criada na Instrução 3. Clique no botão "Assign Material to Selection" para aplicar a textura de mapa normal ao modelo de poucos polígonos.

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