Tutorial de terrenos no 3D Studio Max

Escrito por darrin koltow | Traduzido por eduardo marcal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial de terrenos no 3D Studio Max
Terreno (Terreno seco image by Juan Pablo Fuentes S from Fotolia.com)

3D Studio Max, também conhecido como 3ds Max, é um programa usado para desenhar vários tipos de objetos tridimensionais em uma plataforma virtual, incluindo terrenos. Um terreno básico é formado ao deformar um plano usando um mapa de altura. Um mapa de altura é um arquivo de imagem no qual o valor da cor (ou do preto e branco) é convertido pelo 3ds Max para um dado de elevação. Tons mais claros representam elevações maiores, ao passo que os mais escuros representam menores.

Outras pessoas estão lendo

Consiga ou faça um mapa de altura

Mapas de altura são fáceis de encontrar, uma vez que praticamente qualquer arquivo de imagem possui valores de cores diferentes, o que já os faz um mapa de altura. Todavia, se quiser um verdadeiro mapa de altura, procure por algo que tenha um elemento de aleatoriedade e um padrão ao mesmo tempo. Uma foto em JPEG de nuvens é um exemplo perfeito de uma imagem do gênero. Escolha fotos com texturas expressivas, nuvens grandes e fofas. Procure na seção Recursos vários marcadores de mapas de altura.

Crie a superfície do terreno

Após obter o arquivo com a imagem de um céu cheio de nuvens, comece criando uma superfície virtual para receber o mapa. Abra o 3ds Max e crie um plano simples. A ferramenta criadora de planos está no menu "Criar" e no submenu "Primitivos básicos". Clique e arraste pela grade para definir o plano inicial, depois mude os parâmetros no painel de controle do 3ds Max para ter cem por cem unidades; use as mesmas dimensões para os segmentos. Esse tamanho é grande o bastante para permitir detalhes realísticos para o terreno e, ao mesmo tempo, não é grande demais para causar uma pane no computador. Criar terrenos pode demandar muito intensamente do computador, em termos de capacidade de processamento.

Adicione um modificador

Adicione um modificador para o plano para informar ao 3ds Max que você quer que ele possua um terreno. Modificadores mudam alguns aspectos dos objetos virtuais. Selecione o plano e depois o modificador "Deslocar" na lista "drop-down" do painel de controle. Clique no botão "Bitmap" (que mostra "nenhum"). Encontre o arquivo e insira o mapa de altura de nuvens.

Não irá aparecer nenhum terreno por enquanto porque você ainda não configurou o mapa. Faça isso agora aumentando o deslizador "Força" para qualquer lugar acima de "um". Você vai começar, imediatamente, a ver nódulos (montanhas e vales virtuais) formando-se no seu plano.

Deformando o terreno manualmente

O terreno agora pode precisar de alguns ajustes manuais. O programa faz com que esses ajustes sejam fáceis através dos controles de "Deformação de pintura". Acesse esses controles ao adicionar um modificador "Editar polia" ao objeto plano, então procure pelo modificador "Deformação de pintura" no painel de controle.

Aperte o botão "Empurrar/Puxar" para mostrar a tela de pintura que você pode usar para diminuir os nódulos ou aumentar os vales. Arraste o pincel pelo terreno para aumentar alguns nódulos e então pressione "Alt" e arraste novamente para reduzir os nódulos. Defina a força do pincel com o deslizador "Empurrar/Puxar Valor" que está localizado embaixo do título "Deformação de pintura".

Explore os parâmetros

Você agora sabe um procedimento simples para criar terrenos realísticos. Todavia leva algum tempo para explorar outros parâmetros dos modificadores "Deslocar" e "Editar Polia". Isso vai permitir que você desenhe terrenos virtuais para atender exatamente às suas exigências.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível