Tutorial de como trocar as luzes traseiras do seu carro

Escrito por brian walker | Traduzido por l. gutemberg
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial de como trocar as luzes traseiras do seu carro
Trocar a lanterna traseira do seu carro ou caminhão é uma prática comum (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Trocar a lanterna traseira do seu carro ou caminhão é uma prática comum e uma parte normal da manutenção automotiva. Você deve sempre manter um olho nas suas lanternas, para se certificar de que elas não estão queimadas, pois a condução com uma luz traseira queimada pode resultar em uma multa de trânsito. Se você possuir o seu veículo há algum tempo, haverá grandes chances de você acabar precisando substituir um farolete, pelo menos uma vez. Fazer isso é simples e requer o mínimo de ferramentas.

Outras pessoas estão lendo

Acessando a lanterna traseira

Dependendo do modelo do veículo que você tem, pode haver várias maneiras de acessar o farolete dentro da caixa de luz. Alguns veículos, especialmente os modelos mais antigos, têm tampas de luz traseira que simplesmente são desparafusadas e afastadas do veículo, deixando a montagem da iluminação exposta para fácil acesso. A maioria dos veículos mais recentes, contudo, tem tampas de luz traseira, que são seladas no corpo automático e não podem ser removidas sem causar danos. Para esses casos, a luz será acessada em uma área diferente. Se tiver um carro ou um caminhão com um tronco, as chances são de que haverá painéis de acesso no interior do tronco ao longo das paredes perto das lanternas traseiras. Estes painéis provavelmente são desencaixados ou desapertados para fácil remoção, a esta altura você será capaz de chegar à lâmpada interna. Se possuir um captador ou outro veículo, sem um tronco interior para ocultar um painel de acesso, provavelmente acessará a montagem da luz por baixo. Estacione o veículo em uma área plana, com o freio de mão acionado, e vá para debaixo da traseira do veículo, olhando para cima, perto do para-choque, onde as lanternas traseiras estariam. Você verá uma caixa ou painel que se abre, revelando a lâmpada.

Remova e substitua a lâmpada

A lâmpada da lanterna traseira queimada pode ser removida pressionando e torcendo-a levemente para fora. Pense nesse empurrar e girar como um movimento semelhante ao de abrir um vidro de remédio. Uma vez que a lâmpada estiver ligada corretamente, ela será desbloqueada e puxada livremente com o mínimo de pressão. Tenha cuidado ao torcer próximo ao bulbo, pois ele pode quebrar facilmente. É melhor usar luvas de proteção, ao fazer isso, se tiver alguma disponível. Descarte a lâmpada queimada e estará pronto para instalar uma nova. Novas lâmpadas podem ser compradas em qualquer loja de autopeças e até mesmo em várias lojas comuns de hardware. Se não souber qual é a lâmpada específica do seu veículo, você poderá levar a lâmpada usada para a loja e pedir a um atendente ou consultar o manual do veículo, que deve listar o tipo de lâmpada necessária. A nova lâmpada será instalada, assim como a antiga foi removida. Ela só pode caber na tomada de uma maneira, assim posicione-a corretamente e empurre-a com uma leve pressão. Uma vez que deslizar, continue pressionando e torcendo um pouco para travá-la no lugar. Agora você pode substituir o painel de cobertura ou o acesso que foi removido para chegar à montagem da luz e a lanterna traseira deve estar tão boa quanto nova.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível