TVs de LCD de 120 Hz versus 60 Hz

Escrito por joey perez | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
TVs de LCD de 120 Hz versus 60 Hz
Será que uma TV LCD de 120 Hz melhorará sua experiência em HD? (full hd lcd tv image by mattmatt73 from Fotolia.com)

A indústria de eletrônicos de consumo é notória por suas siglas confusas e padrões tecnológicos enganosos. Números impressos na etiqueta, como relação de contraste, prometem excelente desempenho mas, na realidade, fazem pouca diferença. Um número importante, no entanto, é a taxa de atualização. As TVs LCD com 120 Hz de atualização são mais caras do que os modelos de 60 Hertz. Então, o que é a taxa de atualização, e será que o consumidor comum consegue perceber a diferença entre 60 e 120 Hertz? Finalmente, vale a pena a diferença de preço?

Outras pessoas estão lendo

Taxa de atualização

A taxa de atualização é quantas vezes por segundo a tela é redesenhada (atualizada). Por exemplo, um aparelho de televisão que redesenha a imagem a uma taxa de 60 vezes por segundo é uma televisão de 60 Hertz. Durante o uso normal, a taxa de atualização em si é difícil de discernir a olho nu.

Problemas com 60 Hz

As TVs LCD de 60 Hz normalmente não cansam os olhos, sem imperfeições visíveis até que haja uma cena de ação rápida ou uma câmera em movimento. A imagem em 60 Hz parecerá descontínua, um efeito conhecido como "trepidação".

A trepidação é mais evidente em filmes que foram rodados em 24 quadros por segundo. Isso acontece porque 60 é indivisível por 24. Uma técnica conhecida como suspensão 3:2 é usada para que os 24 quadros por segundo sejam encaixados uniformemente nas 60 atualizações por segundo, o que faz com que as transições fiquem instáveis.

A solução de 120 Hz

Os fabricantes começaram a construir televisores 120 Hz para resolver o problema da trepidação. O salto de 60 para 120 Hz permite que o conteúdo filmado a 24 quadros por segundo possa coincidir com a taxa de atualização, além de manter a compatibilidade com o conteúdo filmado a 30 quadros por segundo, reduzindo consideravelmente os borrões de movimento e a trepidação.

Problemas com 120 Hz

Apesar dos televisores LCD de 120 Hz resolverem a questão da trepidação, eles não são infalíveis. Eles possuem um novo problema descrito como "efeito novela". As imagens de fundo, especialmente cenários de filmes e desenhos feitos por computador, tendem a parecer com recortes de papelão. O movimento também parece estranhamente fluido. Para reduzir este efeito, pode-se desligar a taxa de atualização de 120 Hertz.

Vale o preço?

Antes de decidir qual TV LCD comprar, considere algumas coisas. A maioria das pessoas não vai notar a diferença entre 60 Hz e 120 Hz imediatamente. Às vezes, é necessário assistir muitos programas, e outras pessoas só percebem se alguém indicar que está em 120 Hertz

Por outro lado, as pessoas costumam trocar de TV a cada cinco ou dez anos. Pensando a longo prazo, você pode evitar ter que comprar uma televisão nova por mais tempo. É mais barato a longo prazo gastar mais em um produto que vai durar mais. Em resumo, a trepidação é um problema bem perceptível que desaparece com um televisor de 120 Hertz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível