A umidade afeta o sinal Wi-Fi?

Escrito por kay ireland | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
A umidade afeta o sinal Wi-Fi?
As condições meteorológicas afetam a força do sinal wireless (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Um sinal Wi-Fi fraco pode perturbar a capacidade de verificar e-mails, entrar em sites de redes sociais e navegar na internet a partir de dispositivos sem fio, como laptops, tablets e smartphones. Vários fatores afetam o recebimento do acesso Wi-Fi, pois os sinais são frequentemente sujeitos a condições meteorológicas e outros obstáculos. Até a umidade tem efeito sobre a qualidade da conexão por congestionar o ar e tornar mais difícil a transmissão do sinal.

Umidade

A umidade pode afetar a força dos íons do sinal wireless, mas não a ponto de interromper completamente o sinal. Ela simplesmente dificulta o envio do sinal de forma eficiente, o que poderia resultar em uma velocidade de conexão mais lenta. Como o Wi-Fi é geralmente um sinal de curto alcance, o smartphone não deve ser prejudicado pela presença de umidade na mesma proporção que um sinal de longa distância. Se você tiver problemas ou não conseguir nenhuma conectividade, é provável que algo além da umidade esteja interferindo no wireless.

Outros problemas meteorológicos

A umidade não é a única culpada quando se trata de conexão Wi-Fi ruim. Um tempo mais severo, como tempestades, ventos fortes e chuva é susceptível a afetar o sinal, especialmente se o receptor wireless estiver em um local ao ar livre. Sempre que o ar dificulta o envio de sinal, o acesso pode ser afetado e é por isso que às vezes é complicado encontrar uma conexão durante chuvas fortes.

Umidade versus energia

Um erro comum é supor que uma situação meteorológica, como umidade, é culpada por uma conectividade ruim quando o problema é com a energia. A alimentação é frequentemente perdida em condições climáticas extremas, que, por sua vez, desliga efetivamente a conexão Wi-Fi até que a energia seja restaurada. É por isso que não é seguro confiar apenas no wireless para todas as necessidades de comunicação.

Reforço de sinal

Se você vive em um clima úmido e sua rede Wi-Fi parece lenta, tente aumentar a conectividade posicionando o modem e os roteadores em locais centrais. Certifique-se de que ambos estejam alojados dentro da casa e use um desumidificador para ajudar a manter o ar seco. Também pode ser útil fazer experiências com canais sem fio para tentar receber um sinal mais forte, menos provável de ser prejudicado por condições climáticas desfavoráveis​​. Use dispositivos wireless ativados dentro da edificação com clima controlado a fim de evitar a necessidade de envio de um sinal externo e em tempo ruim.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível