Mais
×

Como fazer um umidificador para um terrário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Répteis e anfíbios estão entre os animais mais ímpares do planeta, e quando mantidos como animais de estimação são muitas vezes contidos em recintos chamados terrários. Um terrário é um habitat fechado que muitas vezes contém plantas, algum tipo de substrato como pedras ou cascalho, e outros tipos de decoração. Muitas plantas e animais que vivem em um terrário precisam de um ambiente que deve ser mantido muito úmido. Camaleões e muitos tipos de rãs, por exemplo, exigem níveis de umidade em torno de 90%. Para manter os níveis de umidade elevados, muitos donos empregam o uso de umidificadores, que podem ser comprados em varejistas ou construídos com algumas ferramentas e uma viagem à loja de ferragens local.

Instruções

Répteis como esse camaleão precisam de um ambiente muito úmido (cameleon image by Patrick M. from Fotolia.com)
  1. Corte o tubo de plástico ao meio usando a tesoura, criando duas partes de 0,9 metro de altura.

  2. Faça dois furos na tampa do recipiente de plástico com cerca do mesmo diâmetro do tubo de plástico. O tubo de plástico deve caber confortavelmente através deles.

  3. Coloque uma das partes do tubo de plástico através de um dos buracos na tampa e guie-o até o fundo do recipiente.

  4. Remova a tampa e anexe a pedra difusora à abertura do tubo de plástico que você coloco no fundo do recipiente no Passo 3. A pedra difusora, que normalmente é verde, azul ou preta, é uma pequena pedra porosa que libera ar e cria bolhas, quando submersa na água.

  5. Encha cerca de dois terços do recipiente com água, coloque a tampa de volta e feche bem.

  6. Prenda a outra extremidade do tubo de plástico com a pedra difusora à saída da bomba de ar. A saída é onde o ar é expelido.

  7. Coloque a outra parte do tubo através da outra abertura na tampa, mas deixe-a apenas dois centímetros ou menos dentro do recipiente. A abertura não deve entrar em contato com a água no recipiente.

  8. Coloque a outra extremidade da parte do tubo do Passo 7 em seu viveiro. Se você tiver uma tampa de tela, você pode ser capaz de apertá-la através de uma das aberturas. Se você tiver uma tampa de plástico com estilo de capa de aquário, deve haver pequenas aberturas na parte traseira que permite apertar a extremidade do tubo por elas.

  9. Ligue a bomba de ar em uma tomada elétrica. O ar deve começar a ser bombeado através da pedra difusora, criando bolhas no recipiente. A umidade deve, então, passar para cima através da outra parte do tubo do Passo 7 e em seu terrário.

Dicas

  • Use o selante para vedar ao redor dos buracos onde você colocou a tubulação se você puder sentir o ar escapando.

O que você precisa

  • Bomba de ar
  • Tubo de ar de plástico de 1,8 metros e 0,6 centímetros de diâmetro
  • Recipiente de plástico com tampa
  • Pedra difusora
  • Furadeira
  • Tesoura
  • Selante de silicone
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article