Mais
×

O que é um umidostato?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em alguns ambientes, ou durante o tratamento de algumas condições médicas, é importante manter um certo nível de umidade relativa. Isto pode ser feito com um umidificador simples ou com um aparelho mais complexo, que é incorporado ao seu sistema de condicionamento de ar. Estas unidades têm o propósito de aumentar os níveis de umidade de um determinado ambiente. Para isso, primeiro devemos conseguir determinar o nível real de umidade, o que é feito com a utilização de um sensor de umidade.

O umidostato é essencial para que os níveis de umidade de sua peça possam ser mantidos em níveis adequados (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Partes de um umidostato

O umidostato é uma parte crítica de um umidificador, servindo para medir a umidade na área onde você deseja controlar. Existem dois principais componentes no umidostato. O primeiro é um elemento sensor composto por condutores metálicos alternativos montados sobre uma placa plana. Esta unidade de detecção é ligada a um amplificador de relé, que vai ler os sinais do elemento sensor e ligar ou desligar o umidificador.

Como funciona

O umidostato possui um princípio de funcionamento muito simples. Qualquer variação no nível da umidade relativa vai modificar o valor da resistência elétrica entre os dois conjuntos de condutores sobre o elemento sensor. Uma vez que existem condutores metálicos dispostos de maneira alternada, a quantidade de resistência elétrica entre os dois pode ser prevista com precisão, com base na umidade relativa. Esta resistência é medida pelo amplificador de retransmissão. Quando a resistência elétrica indica que o nível de umidade está abaixo do nível desejado, o relé vai ligar o umidificador para elevar o nível de umidade. Quando o nível adequado é atingido, baseando na resistência elétrica entre os condutores, o relé vai desligar o umidificador.

De que forma os umidostatos são usados?

Os umidostatos são usados ​​em umidificadores independentes, mas também em outras aplicações. Já que eles medem com precisão a quantidade de umidade relativa, eles são usados ​​para controlar amortecedores, válvulas e outros interruptores de um sistema de climatização que controla o fluxo de ar e, assim, controlar o nível de umidade em zonas específicas. Os umidistatos também são comuns em espaços de sensoreamento, onde eles irão controlar ventiladores para manter os níveis de umidade sob controle.

Consertar ou substituir

O umidostato é um instrumento muito confiável e requer muito pouca ou nenhuma manutenção. Nas raras ocasiões em que ele estraga, geralmente é mais fácil substituí-lo que tentar repará-lo.

Aparelhos digitais

Versões mais novas de umidostatos digitais estão disponíveis, podendo ser programados para exibir a umidade relativa atual da sala e indicar quando o umidificador está ligado ou desligado. Muitos desses aparelhos também terão uma luz indicadora que lhe dirá quando o tanque de reserva no umidificador está cheio e quando ele precisa ser esvaziado. Estes aparelhos podem ajudar seu umidificador a trabalhar com o máximo desempenho e manter sua casa ou ambiente de trabalho confortável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article