O que as unhas revelam sobre sua saúde?

Escrito por nora mayers | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que as unhas revelam sobre sua saúde?
A cor, o formato e a textura de suas unhas podem ser um bom indicador de sua saúde

Quando estiver se sentindo mal, você pode checar sua saúde usando um termômetro ou um aparelho para medir a pressão. Talvez possa perceber, pela cor da pele, que está febril. Mas já tentou, alguma vez, olhar suas unhas para descobrir o que está acontecendo no seu interior? A cor, o formato e a textura de suas unhas podem ser um bom indicador de sua saúde.

Outras pessoas estão lendo

Como unhas saudáveis e não saudáveis se parecem?

Suas unhas podem ser ferramentas de avaliação da saúde, mas antes você precisa saber identificar como são unhas saudáveis e unhas não saudáveis.

Unhas saudáveis ​​são lisas. Elas não têm calombos, depressões, manchas, ou descoloração. Cutículas não devem ter fissuras e peles soltas, devem estar bem hidratadas e suaves.

Unhas não saudáveis têm uma coloração diferente da natural. Elas podem estar rachadas, quebradiças ou até quebradas.

Mudanças na cor ou textura das unhas

Uma mudança na cor das unhas pode sugerir problemas de saúde. Unhas azuis pode significar que o seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente, enquanto as unhas muito vermelhas podem indicar doenças cardíacas. Unhas brancas demais têm sido associadas com doenças do fígado ou anemia, e unhas amarelas com diabetes. Unhas com uma metade rosa e outra branca podem significar doença renal.

Unhas e saúde mental

Unhas e cutículas irregulares podem indicar problemas emocionais, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo. Alguém que cutuca os dedos, rói as unhas ou arranca as cutículas é, muitas vezes, nervoso, ansioso ou preso nessa mania por hábito. Em um estudo intitulado "Pediatria Clínica", publicado em 1990, os médicos Lane Robson e Alexandre K.C. Leung sugeriram que as crianças que roem as unhas podem começar o hábito destrutivo imitando adultos ou crianças mais velhas.

Unhas e nutrição

Suas unhas se beneficiam tanto a partir de uma boa nutrição como o resto do seu corpo. Unhas fracas e quebradiças podem indicar que você precisa de cálcio. A deficiência de vitamina B é uma causa provável de depressões e calombos. Pedaços de pele levantados ao redor das unhas podem sugerir que você é deficiente em vitamina C ou ácido fólico. A regra de ouro da boa nutrição é a de cinco para sobreviver. Ao comer pelo menos cinco frutas e vegetais por dia, você pode manter suas unhas e seu corpo fortes e saudáveis.

Considerações

Nem todas as anormalidades ou descolorações nas unhas indicam problemas de saúde. Um médico irá considerar problemas nas unhas como um sintoma de doença mas, normalmente, uma diferença na aparência da unha terá pelo menos um outro sintoma médico que o acompanha. Se você tiver dificuldade em respirar - e as unhas têm uma tonalidade azul - então você pode não estar recebendo oxigênio suficiente. No entanto, uma tonalidade azul por si só pode não ser suficiente para causar preocupação.

Concepção errada

Um dos mitos existentes sobre manchas brancas nas unhas é que elas são causadas por deficiências de cálcio ou vitamina. Manchas brancas, também chamadas de leuconíquias, podem ser causadas por deficiência de zinco, mas a probabilidade é que você tenha machucado a unha de alguma forma. Às vezes, os machucados ocorrem semanas antes das manchas brancas aparecem.

Recomendação

A condição das unhas pode ser um indicador de como vai a saúde ou deficiências de vitaminas, mas não se preocupe se você perceber que suas unhas se tornaram descoloridas ou mudaram de textura. Verifique com seu médico antes de tirar conclusões precipitadas. Ele vai usar as pistas em suas unhas apenas como um dos vários fatores para determinar como vai sua saúde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível