Mais
×

Como fazer um unicórnio de papel machê

Atualizado em 17 abril, 2017

Papel machê é um material barato para se divertir. Feito com itens encontrados em casa, ele permite que a imaginação corra solta. E mais: é fácil de limpar e perfeito para todas as idades.

Instruções

Use jornal para fazer papel machê (newspaper image by Photoeyes from Fotolia.com)
  1. Arrume um espaço para trabalhar. Cubra uma mesa com jornal, sacos de lixo ou uma toalha velha para evitar manchas. Tenha papel toalha sempre por perto para manter as mãos limpas. Coloque um lençol ou toalha por baixo da mesa para que quaisquer pedaços de jornal ou respingos de cola não se espalhem pela casa. Selecione um local que possa ser usado por três ou quatro dias; papel machê requer tempo para secar entre as camadas.

    Limpe sua mesa para fazer papel machê (tables and chairs image by javarman from Fotolia.com)
  2. Pegue quatro miolos de papel higiênico e uma embalagem arredondada, como uma lata de aveia, de café ou de comida para bebês. Prenda os rolos ao recipiente com fita adesiva; dois devem ser colados na frente e dois na parte de trás. Objetos retangulares, como caixas de detergentes ou de sapato, servirão caso não haja embalagens arredondadas à mão.

    Encontre miolos de papel higiênico (toilet paper image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  3. Use uma caixa fina, como uma embalagem de macarrão, de arroz instantâneo ou de comida pronta para fazer o pescoço. Abra e retire a tampa da embalagem. Corte um arco ou semicírculo, do canto esquerdo ao canto direito, em um lado da caixa para encaixar a cabeça. Coloque a caixa na abertura do recipiente e fixe-o com fita adesiva.

    Corte um arco na caixa (scissor image by Aleksandr Lobanov from Fotolia.com)
  4. Encha uma bexiga de ar e amasse uma ou duas folhas de jornal, cobrindo o balão. Encaixe-o dentro do arco, observando seu tamanho; caso ele pareça desproporcional em relação ao corpo, seque-o ou encha-o conforme a necessidade.

    Encha um balão para a cabeça do unicórnio (blue balloon image by Vita Vanaga from Fotolia.com)
  5. Prepare a cola misturando duas partes de farinha com três partes de água. Use uma tigela grande o suficiente para mergulhar as tiras de jornal, misturando a farinha e a água juntas. Verifique a espessura da pasta: se estiver muito grossa, adicione mais água; caso esteja muito seca, adicione farinha. Seja cuidadoso; é recomendável uma solução mais líquida do que grossa para a colagem. Caso ela fique muito densa, será mais difícil de espalhar a cola.

    Misture água e farinha para fazer a cola (to pour water in a bowl image by Han van Vonno from Fotolia.com)
  6. Rasgue longas tiras de jornal de 2,5 a 5 cm de largura. Varie o comprimento das tiras para dar mais textura ao corpo. Mergulhe-a na cola, passe-a por dois dedos para remover o excesso e coloque-a na cabeça do unicórnio. Repita o processo até que o unicórnio esteja totalmente coberto.

    Rasgue papel para fazer papel machê (well equipped image by Scott Liddell from Fotolia.com)
  7. Deixe o papel machê secar; isso pode levar de três a quatro horas, ou até mesmo um dia inteiro dependendo da umidade do ambiente e dos materiais utilizados. Coloque um ventilador perto do unicórnio para acelerar a secagem. Quando ele tiver secado completamente, aplique outra camada de papel machê com as tiras no sentido oposto para adicionar mais espessura.

    Use um ventilador para secar o papel machê (industrial fan image by timur1970 from Fotolia.com)
  8. Use um canudo de plástico para fazer o chifre do unicórnio ao aplicar a segunda camada de papel machê. Corte o canudo com o comprimento desejado e cubra-o com o papel machê, moldando o chifre ao alisar o material com a mão. Incline o canudo no ângulo desejado e aplique papel machê amassado ao redor de sua base para fixá-lo.

    Use um canudo para fazer o chifre do unicórnio (straws image by FJ Medrano from Fotolia.com)

Dicas

  • Fixe o balão firmemente com a fita adesiva para evitar que a estrutura fique frágil demais. Meça os miolos de papel higiênico antes de cortá-los para assegurar que as pernas terão o mesmo comprimento.

O que você precisa

  • Jornal
  • Papel toalha
  • 4 miolos de rolo de papel higiênico
  • Embalagem redonda
  • Caixa retangular fina
  • Balão
  • Farinha
  • Água
  • Tigela grande
  • Canudo de plástico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article