Por que a unidade USB não aparece em meu computador?

Escrito por mike arneson | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a unidade USB não aparece em meu computador?
Os problemas das unidades USB, geralmente, exigem uma única etapa simples para serem resolvidos (clé USB image by lionel VALENTI from Fotolia.com)

Quando uma unidade USB (Universal Serial Bus, ou Barramento Serial Universal em português) não aparece em seu computador, isso pode ser um problema urgente, especialmente quando você precisa acessar arquivos ou dados armazenados na unidade. Não é fácil encontrar a solução para esse problema, se comparado a outros problemas de computadores, pois há poucas causas possíveis. Pelo lado bom, os problemas do USB, geralmente, exigem apenas uma etapa simples para serem resolvidos.

Outras pessoas estão lendo

Conflitos de nomes

Esse problema, normalmente, ocorre em computadores com um número excessivo de unidades conectadas, quer estejam em rede ou conectadas fisicamente. Os computadores com leitores de cartões multiformato podem ter esse problema. As unidades USB nem sempre encontram um nome de unidade disponível que seja compatível com suas convenções de nomenclatura. Por exemplo, se o nome da unidade USB for "G:" e seu computador tiver uma unidade de rede "G:", ou discos rígidos ou unidades ópticas adicionais com o nome "G:", sua unidade USB não será exibida. Esse problema pode ser resolvido com o remapeamento de uma unidade para um nome diferente. A alteração pode ser temporária ou permanente. Uma coisa a manter em mente é que o remapeamento de unidades não é algo que um novato em informática deva tentar. Consulte um técnico para obter ajuda com o remapeamento ou a renomeação de uma unidade.

Conflitos de software

Em computadores mais recentes, é muito improvável que os drivers USB não estejam instalados, mas pode acontecer. Para verificar seus drivers USB, basta clicar com o botão direito do mouse em "Meu Computador" e selecionar "Propriedades". No menu Propriedades, selecione a guia "Hardware" e clique no botão "Gerenciador de Dispositivos". Uma lista do hardware de seu computador será exibida e você encontrará "Universal Serial Bus" na lista. Se vir um "X" vermelho ou um ponto de exclamação amarelo, seus drivers não estão instalados. Os drivers variam de acordo com o computador. Se não tiver um disco de drivers que tenha vindo com o computador, será necessário acessar o site do fabricante de seu computador para localizar e baixar o driver. Se não estiver à vontade para fazer o download e a instalação do software, entre em contato com um técnico de informática.

Mau funcionamento da unidade

As unidades USB são mais duráveis que os disquetes e seus antecessores, mas não são indestrutíveis. Se o seu computador não detectar sua unidade, mas já tiver identificado antes, teste a unidade em outros computadores. Se a unidade não for exibida em vários computadores, há uma boa chance de ela estar com defeito. O manuseio descuidado contínuo de uma unidade USB pode danificar o chip de memória em seu interior. A remoção da unidade sem "pará-la" pode corromper a unidade também.

Mau funcionamento da porta USB

A maioria das unidades USB tem um pequeno LED que acende quando a unidade é inserida na porta USB. Se o LED não acender, isso pode ser o sinal de um problema com a unidade, mas também pode ser um problema com as portas USB do computador. Se a unidade não acender e não for detectada, conecte-a em outro computador. Se a unidade for detectada pelo outro computador, há um problema com as portas USB do computador original. Siga as etapas na seção "Conflitos de Software" deste artigo para verificar se os drivers USB estão instalados. Se estiverem, pode ser necessário entrar em contato com um técnico a fim de verificar as conexões de sua porta USB. As portas USB no computador podem ter sido conectadas quando o computador foi fabricado ou em uma manutenção recente. Se não estiver à vontade para realizar a tarefa em seu computador, entre em contato com um técnico de informática. Deixar de tomar certas precauções pode resultar em danos na placa mãe do computador.

Visão do especialista

Se a sua unidade for nova ou se você já a tem há algum tempo, não confie demais em sua durabilidade. Mantenha, pelo menos, uma cópia adicional de seus dados em outro local a fim de evitar perda catastrófica de dados. As unidades USB não são indestrutíveis e nem sempre é possível recuperar os dados delas, mesmo sob circunstâncias favoráveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível