×
Loading ...

Como unir arquivos GPX

Atualizado em 20 julho, 2017

O GPX é o tipo do formato para o GPS Exchange, o formato utilizado para o arquivo de acesso do GPS. A maioria das unidades de GPS enviará dados tanto para o formato de arquivo GPX como um formato de arquivo similar que poderá facilmente ser convertido para ele. Ao trabalhar com esse tipo de arquivo, você poderá querer unir dois arquivos para fazer um registro unificado de GPS. Os conhecimentos básicos das tags de GPX serão úteis, embora não sejam essenciais para se fazer isso. Juntar os arquivos neste formato poderá ser feito em um editor de texto básico. Unir é diferente de fundir, pois na fusão as entradas duplicadas serão removidas, e na união não.

Instruções

Você poderá querer unir vários arquivos GPX de uma única viagem, para deixá-los práticos de serem vistos (GPS image by AlcelVision from Fotolia.com)
  1. Abra o primeiro arquivo GPX em um editor de texto como o Bloco de Notas do Windows ou TextEdit no Mac OS X.

    Loading...
  2. Identifique os dados entre a tag de abertura "", e a tag de fechamento, "". A tag de abertura poderá ter várias linhas contendo informações sobre qual dispositivo ou programa a criou. Por isso, a tag de abertura poderá aparecer pela primeira vez como "". A tag de fechamento estará no fim do documento e simplesmente será "", ignore as aspas.

  3. Destaque os dados entre as tags "" e "" com o cursor.

  4. Selecione "Copiar" no menu "Editar".

  5. Abra o segundo arquivo GPX no seu editor de texto.

  6. Identifique a tag que fecha os comandos "", e clique o seu cursor no local logo antes do "<".

  7. Selecione "Colar" do menu "Editar". Os dados selecionados do primeiro arquivo agora deverão fazer parte do segundo arquivo.

  8. Execute a operação "Salvar como" para o segundo arquivo e nomeie-o de maneira que reflita o conteúdo dos dois arquivos unificados. Como "GPX1GPX2Joined.gpx" que poderia ser um nome de arquivo apropriado.

Loading...

Dicas

  • Pratique a união dos arquivos GPX utilizando um exemplo de dados na sessão de fontes.

Aviso

  • Ao salvar o arquivo unificado, não se esqueça de escolher "Salvar", ou você poderá perder o seu arquivo original.
  • Mantenha sempre cópias de segurança dos seus arquivos.

Recursos

Loading ...
Loading ...