×
Loading ...

Como unir pedaços de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das formas para unir duas peças de madeira requer que as extremidades sejam colocadas de forma sobreposta. Quando se quer unir duas peças de ponta a ponta, o desafio está em criar uma junta segura, quando não for possível utilizar um prego ou um parafuso através de ambas as peças. Por essa razão, as cavilhas de madeira e as ferramentas para cortar madeira foram inventadas, a fim de propiciar uma junção forte usando uma forma mecânica para executar a tarefa.

Instruções

  1. Coloque os pedaços de madeira nos quatro cavaletes. Posicione dois cavaletes abaixo de cada tábua, fazendo com que as extremidades que você deseja unir fiquem estendidas para fora deles, de maneira que elas se toquem sem haver nada debaixo delas.

    Loading...
  2. Alinhe as bordas da madeira, certificando-se que elas tenham a forma e o tamanho correto, a fim de que fiquem pressionadas uma contra a outra, em face de toda a extensão. Coloque uma madeira com textura granulada de cada peça com a face exposta da mesma madeira, formando três anéis no final de cada peça cortada, que farão um arco ao invés do formato de um "U". Dessa forma, posteriormente, as curvas naturais e quaisquer deformações das peças moverão conjuntamente.

  3. Faça uma marca única de lápis ao longo da junção, por cima da madeira, que se estenda de uma extremidade para a outra, para cada uma das cavilhas que serão inseridas. Planeje inserir uma cavilha para cada 10 ou 15 cm.

  4. Novamente, puxe os pedaços de madeira que estão um pouco separados. Estenda cada uma das marcas de lápis para baixo, marcando a extremidade da madeira em cada peça.

  5. Use a ferramenta para cortar madeira para fazer um buraco na lateral de cada tábua, para cada uma das marcas feitas a lápis. Centralize cada corte para o local onde a marca está. O centro de cada corte será aquele localizado no meio da cavilha oval, quando ela é inserida na fenda.

  6. Passe uma grande quantidade de cola nas extremidades da madeira, formando uma camada. Use um pincel para passar a cola no interior dos furos da bolacha.

  7. Cubra uma cavilha com cola apropriada, nas partes superior, inferior e bordas. Insira-a em uma fenda, na extremidade do pedaço de madeira. Repita o procedimento com todas as fendas que estão no pedaço de madeira, deixando a outra tábua sem cavilhas.

  8. Alinhe as extremidades dos pedaços de madeira, pressionando-as juntamente. As cavilhas colocadas em uma das peças serão inseridas nas fendas da outra peça.

  9. Prenda os dois pedaços de madeira conjuntamente com um grampo de longo alcance. Deixe secar durante a noite.

Loading...

O que você precisa

  • Quatro cavaletes
  • Lápis
  • Ferramenta para cortar madeira
  • Cavilhas de madeira
  • Cola para madeira

Referências

Loading ...
Loading ...