×
Loading ...

Como unir placas de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há literalmente dezenas, talvez até centenas de métodos para se unir placas de madeira. Normalmente, usa-se algum tipo de fixador. Os dois elementos de fixação mais comuns ​​são parafusos e pregos. Pinos de madeira são outro meio simples que pode ser usado por carpinteiros iniciais. Cola de madeira deve ser uma parte essencial de cada junta, uma vez que é o agente de ligação que "solda" as duas peças juntas e, frequentemente, é mais forte do que a própria madeira.

Instruções

Há muitas maneiras de unir placas de madeira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Juntas parafusadas

  1. Posicione as peças na posição em que elas ficarão após unidas e marque a peça de sobreposição em cada lugar onde desejar colocar um parafuso, normalmente a cada 10 cm a 15 cm. Centre as posições de modo que elas passem no meio da aresta de qualquer material que você estiver parafusando tanto quanto possível para minimizar rachaduras.

    Loading...
  2. Faça furos piloto através da peça de sobreposição em cada local marcado com uma ponta um pouco menor em diâmetro do que os parafusos; normalmente, utilizam-se pontas de 3 mm para essa finalidade. Escareie os furos para que as cabeças dos parafusos corram niveladas com a superfície da peça de sobreposição.

  3. Aplique cola à peça que ficará por baixo. Alinhe as peças e prenda-as no lugar com braçadeiras em "C" ou de barras, dependendo da junta que estiver sendo feita. Escolha um parafuso longo o suficiente para unir as peças com firmeza, sem perfurar a peça que estiver baixo. Coloque os parafusos com uma furadeira sem fio e uma ponta de chave de fenda.

    Juntas pregadas

  1. Posicione as peças conforme descrito anteriormente. Faça furos piloto apenas se o material for frágil usando uma ponta um pouco menor do que a que seria usada para parafusos. Fixe as peças no lugar com braçadeiras.

  2. Escolha pregos cujo comprimento seja pelo menos uma vez e meia a espessura da peça de sobreposição, mas que não atravessem a peça de baixo. Normalmente, madeiras serradas de 2,5 cm de espessura são pregadas com pregos de acabamento, enquanto madeiras serradas de 5 cm são pregadas com pregos de enquadramento.

  3. Martele os pregos, segurando-os na posição vertical para dar as primeiras marteladas. Direcione o martelo diretamente para baixo para inserir o prego em linha reta e evitar flexão. Bata o prego até ele estar um pouco abaixo da superfície. Coloque um punção na cabeça do prego e bata com o martelo para assentá-lo completamente.

    Pinos de madeira

  1. Alinhe as duas peças a serem unidas e aperte-as no lugar sem cola. Meça ao longo da junta e faça marcas para os pinos a cada 10 cm a 15 cm. Solte as braçadeiras. Use um esquadro para transferir as marcas para as faces interiores da junta, marcando de acordo com as marcas, e uma distância igual da face em ambas as peças. Por exemplo, para juntar duas peças de madeira de 2 cm de espessura de uma borda à outra, faça as marcas no centro, ou seja, a 1 cm de cada borda.

  2. Faça um furo do mesmo diâmetro que os pinos e metade do comprimento das peças que serão usadas na face interior da junta em cada marca. Coloque os pinos nos furos e teste o ajuste dos mesmos sem cola para assegurar-se de que esteja adequado.

  3. Aplique cola nas extremidades dos pinos em ambas as faces internas da junta. Encaixe a junta e prenda com braçadeira por uma noite para deixar que a cola seque completamente.

Loading...

O que você precisa

  • Furadeira
  • Ponta para furo piloto
  • Ponta escareadora
  • Parafusos de placa ponta de lança
  • Parafusos para madeira
  • Cola para madeira
  • Braçadeiras
  • Pregos
  • Martelo
  • Punção
Loading ...
Loading ...