Como fazer URLs que apontem ao navegador em Visual Basic

Escrito por kevin lee | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer URLs que apontem ao navegador em Visual Basic
Use o seu aplicativo do Visual Basic para navegar pela internet (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Os aplicativos desktop podem realizar muitas tarefas úteis além de manipular arquivos e executar programas multimídia. Por exemplo, a linguagem de programação Visual Basic, da Microsoft, pode ativar processos locais e remotos. Um processo é um programa ou serviço executado em um computador. Se o seu aplicativo do Visual Basic precisar abrir uma página web, inclua um processo no seu código que passe um URL para um navegador web. O navegador acessará a página e mostrará os conteúdos automáticamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Obter a localização do navegador

  1. 1

    Clique no menu "Iniciar" do Windows. Digite "Internet Explorer". Clique com o botão direito no ícone com o mesmo nome que aparecerá e, depois, clique com o esquerdo, em "Propriedades". Você verá a janela de propriedades do navegador.

  2. 2

    Clique na caixa de texto "Localização" e pressione "Ctrl" e "A". A caixa de texto contém uma cadeia de texto que indica a localização do programa Internet Explorer.

  3. 3

    Pressione "Ctrl" e "C" para copiar a localização para a área de transferência do Windows.

    Passar URL para o navegador

  1. 1

    Abra o Visual Studio e crie um novo aplicativo de Visual Basic Windows Forms. Você verá um novo formulário na janela de design.

  2. 2

    Clique em "View" (Ver) e depois em "Toolbox" (Caixa de ferramentas) para abrir a janela Toolbox. Localize o controle "Button" (Botão) e clique nele duas vezes para colocá-lo no formulário. O Visual Studio lhe dará o nome "Button1".

  3. 3

    Clique duas vezes no botão. Uma janela de código se abrirá e mostrará o seguinte:

    Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

    End Sub

    Este "sub" executará quando você clicar em "Button1".

  4. 4

    Adicione as seguintes declarações de variáveis antes da sentença "End Sub":

    Dim process As Process Dim processStartInfo As ProcessStartInfo Dim nomeNavegador As String Dim url As String

  5. 5

    Adicione o seguinte código embaixo do descrito no passo anterior:

    processStartInfo = New ProcessStartInfo() nomeNavegador = "xyz" url = "http://www.whitehouse.gov" processStartInfo.FileName = nomeNavegador processStartInfo.Arguments = url process = System.Diagnostics.Process.Start(processStartInfo)

    A primeira sentença criará uma variável chamada "processStartinfo", a qual salvará uma instância da classe com o mesmo nome. Essa classe lhe permitirá definir informações que a classe "Process" usará para iniciar um programa externo. A variável "nomeNavegador" contém o nome do navegador que você iniciará. Substitua "xyz" pela cadeia de texto que corresponde à localização do Internet Explorer (que você copiou em um passo anterior). A variável "url" contém o URL do site que será acessado e você pode alterá-lo para o valor que quiser. Nesse exemplo, a URL aponta para o site da Casa Branca (White House). As últimas três sentenças prepararão o processo e o inicializarão.

  6. 6

    Pressione "F5" para iniciar o aplicativo. O formulário aparecerá e exibirá o botão. Clique no botão e veja como o Internet Explorer acessará o site indicado na variável "url".

Dicas & Advertências

  • Se o navegador não estiver aberto, o seu aplicativo o abrirá. Esses pasos descrevem a operação com um navegador específico (Internet Explorer), colocando os dados do mesmo em uma variável chamada "nomeNavegador". Para usar outro aplicativo (por exemplo, Firefox), digite o nome na caixa de pesquisa do menu Iniciar, copie a localização do arquivo como foi descrito e cole-a como valor da variável "nomeNavegador".
  • Se você não quiser usar um navegador específico, altere a última linha de código desta forma: "process = System.Diagnostics.Process.Start(url)". Quando o seu aplicativo for executado, abrirá o navegador padrão do Windows e lhe passará o valor da variável "url". Se você preferir este método, não precisará obter a localização de um navegador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível