×
Loading ...

Como fazer uma urna para sorteios de rifas

Atualizado em 19 julho, 2017

Urnas para rifas podem ser alugadas, mas pelo custo de menos de um dia de aluguel você poderá construir a sua em uma ou duas horas. Para construí-la, você precisará de dois discos de madeira compensada, uma tela metálica, sucata de madeira para a moldura, pinos de madeira e alguns equipamentos diversos.

Fazendo o tambor

Usando uma serra de fita ou serra de sabre, corte dois discos de 30 cm de diâmetro de uma madeira compensada de 1,6 cm de espessura. Com uma serra de sabre ou de rolagem, corte um buraco quadrado de 11 cm em um dos discos, mantendo uma distância de 1,3 cm das bordas. Faça uma porta para abertura com uma madeira compensada ou comum de 0,5 cm de espessura. Prenda a porta com um parafuso no lado da abertura. Ajuste o parafuso para permitir que a porta gire ao redor dele com pouco esforço. Corte um pedaço de 43 cm de um pino de madeira de 1,6 cm de espessura. Coloque o pino passando pelos discos e separe-os com uma distância de 36 cm medida entre as duas bordas externas. O pino deverá ultrapassar 2,5 cm do disco que não possua o buraco quadrado. Usando um alicate de ponta fina, corte um pedaço de tela metálica de 1,3 cm de espessura e dimensões de 36 cm x 99 cm. Usando grampos, prenda a tela na parte externa dos dois discos para criar o tambor.

Loading...

Fazendo a armação

Faça a base para a armação usando um pedaço de madeira compensada de cerca de 46 cm². Usando parafusos, prenda uma peça de 38 cm de madeira serrada de 5 cm x 10 cm ao centro do quadrado de madeira compensada.

Faça os suportes verticais a partir de madeira de sucata de 2 cm de espessura, 9 cm de largura e 25 cm de comprimento. Faça um buraco de 2,2 cm em uma extremidade de cada suporte. Coloque um suporte sobre cada pino das extremidades do tambor. Usando parafusos de 3,8 cm de comprimento, prenda os suportes às extremidades da madeira de 5 cm x 10 cm no centro da base. O tambor deverá girar livremente no sentido vertical.

Usando a tômbola

Embora você possa adicionar uma manivela à extremidade do pino de madeira, a urna funciona se você girá-la manualmente. Para remover um bilhete ou papel de dentro dela, gire a portinha cobrindo a abertura quadrada e enfie sua mão para pegá-los.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...