Como os ursos se acasalam?

Escrito por lori soard | Traduzido por ana carolina prado almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os ursos se acasalam?
As fêmeas deixam "rastros de perfume" para atrair os machos para o acasalamento (This image is part of the morguefile archive and the morguefile license. http://www.morguefile.com/archive/?display=214950&)

Outras pessoas estão lendo

Sobre os ursos

Existem muitas espécies diferentes de ursos, de pardos a polares e negros. Muitos ursos são considerados ameaçados de extinção hoje devido ao desenvolvimento em seu habitat natural e à caça ilegal. A maioria das fêmeas está pronta para acasalar no momento em que atinge três anos até, normalmente, cerca de oito de idade. Os ursos pretos se acasalam com quatro anos, enquanto os pardos podem esperar até os sete anos de idade.

Época do acasalamento

Os ursos tendem a acasalar na primavera; a maioria, de maio a junho, logo depois que emergem da hibernação. As fêmeas deixam "rastros de perfume" para atrair os machos para o acasalamento. Isso às vezes pode atrair mais de um macho, o que leva à luta

Os ursos pardos machos cortejam as fêmeas seguindo-as e fazendo sons de ronco. Esse processo pode durar vários dias. As ursas aprendem a ter cuidado com grandes ursos e o macho tem que ganhar a confiança dela. Uma vez que o período de namoro termina, começa o acasalamento, que normalmente leva vários dias. Algumas fêmeas se acasalam com machos diferentes ao longo de um período de várias semanas; no entanto, quando o acasalamento termina, a fêmea não fica perto do macho e eles seguem caminhos separados. Os ursos vivem sozinhos, e o pai nunca mais vê a mãe ou os filhotes.

Gestação e nascimentos dos ursos

Mesmo que a fêmea tenha um óvulo fertilizado, isso não significa necessariamente que ela dará à luz. Embora o óvulo seja fecundado, a fêmea ainda precisará se alimentar e armazenar gordura suficiente para o inverno. É muito difícil para uma fêmea abaixo do peso dar à luz . Devido a isso, o óvulo não é implantado no útero até a época após o acasalamento. Isso é chamado de atraso de implantação.

O óvulo fertilizado se torna um blastocisto, um pequeno embrião. No entanto, uma vez que o blastocisto é formado, o urso para de crescer e flutua no útero até a temporada de hibernação. Se a fêmea estiver em boas condições, o embrião será implantado no útero e o bebê nascerá. Se não estiver em sua melhor forma, seu corpo reabsorverá o embrião e ela não ficará grávida.

A fêmea tem um período de gestação de três a nove meses, dependendo da espécie do urso. Os que hibernam geralmente dão à luz durante esse tempo e cuidam dos filhotes durante a temporada de hibernação. A maioria das pessoas pensa que os ursos dormem durante todo o inverno, mas a verdade é que as mães de ursos pardos e negros despertam em janeiro ou fevereiro para dar à luz.

Os filhotes nascem em uma ninhada, que varia normalmente de um a três filhotes. Eles geralmente vivem com a mãe ursa por dois ou três anos, até a hora de ela se acasalar novamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível