O que pode ser usado nos cantos de uma passadeira ao invés de uma faixa?

Escrito por alex burke | Traduzido por poliana r. garrido
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode ser usado nos cantos de uma passadeira ao invés de uma faixa?
Decorar os cantos de uma passadeira pode torná-la visualmente mais interessante (Creatas/Creatas/Getty Images)

Faixas podem ser a solução mais simples e comum para o acabamento das bordas de uma passadeira, mas você pode querer considerar alguns outros detalhes das beiradas antes de escolher o método tradicional. Adicione alguns elementos decorativos, uma franja ou uma borda à passadeira para dar ao corredor algum interesse visual. Nos casos em que ela é parte de um interior minimalista, um truque rápido para reforçar as bordas contra desgastes pode ser a escolha certa.

Outras pessoas estão lendo

Cordas

Adicione uma corda em torno das bordas do tapete. Há cordões já prontos disponíveis em vários modelos, ou você pode comprar sua própria corda e projetar sua aplicação personalizada. Os cordões decorativos já prontos vêm com uma fita de tecido que tem uma superfície adesiva. A superfície descubra-e-cole colocada na parte de baixo ou de trás da passadeira, faz com que o cordão se fixe contra as beiradas do tapete. A ponta da corda é então presa à extremidade da passadeira com uma camada fina de cola quente. Se você não conseguir encontrar um produto já pronto de que goste — cores e padrões podem ser limitados — faça o seu comprando um cordão de sua preferência na loja de tecidos. Você vai querer um que tenha fita-adesiva. Caso contrário, você terá que costurar no cordão uma fita de tecido. Cordas compradas desta forma não incluem a superfície adesiva como fazem nos produtos já pré fabricados. Você vai precisar adicionar fita dupla face na tira de tecido para aderir ao revestimento protetor do tapete. Grude o cordão aos cantos externos da passadeira usando uma gota de cola quente.

Adicione algumas franjas

Franjas e cordões decorativos são semelhantes no fato de que ambos devem ser fixados a uma fita de tecido a fim de juntá-los à borda do tapete. Franjas estão disponíveis em lojas de tecido e em armarinhos ou em lojas de material para tapeçaria. É preciso aplicar fita dupla face na fita de tecido do lado de baixo das bordas do tapete. Ao contrário do cordão decorativo, não é necessário gotejar cola quente entre a ponta da franja e a beirada do tapete, a menos que se deseje uma ligação permanente. Ao usar franja ao longo dos lados de uma passadeira, escolha uma curta, de cerca de 2,5 cm a 5 cm. Variedades mais longas necessitam de manutenção constante para manter a franja desembaraçada e arrumada.

Criando uma borda

Bordas de tecido artesanais são uma solução simples para substituir a faixa em uma passadeira. Dobre e corte o tecido na largura desejada e dê acabamento nas beiradas para evitar que desfie. Há algumas opções para fixar as bordas ao tapete. Você pode dobrar a beirada das bordas sobre os cantos do tapete e usar um adesivo, como fita dupla face ou cola de tecido, para fixá-las. Ou pode colocar as beiradas da borda do lado de baixo do tapete — numa distância de cerca de 2,5 cm a 5 cm para que fique bem firme — para que a borda se estenda para fora dos lados da passadeira e a beirada do tapete fique por cima dela. Bordas de tecido podem ser encontradas lisas, de cantos retos ou com detalhes decorativos como vieiras, ziguezagues ou com uma forma orgânica e ondulante.

Mantendo os cantos minúsculos

Passadeiras com bordas limpas e retas podem precisar apenas de algum reforço, em vez de uma faixa ou outro detalhe. Passar uma faixa de 5 cm de cola branca nas bordas pela parte de trás da passadeira pode ajudar a evitar o desgaste. Um pouco de cola branca pincelada em torno dos cantos do tapete fortalece ainda mais as bordas. Vire a passadeira, com a parte da frente para baixo, para pintar ao longo da parte de trás das beiradas. Depois que a cola estiver seca, você pode levantar o tapete para pincelar cola ao longo do contorno da borda fina. Uma observação rápida da cola seca revela todos os pontos perdidos que precisem de um retoque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível